Artigo: Milve Peria – um taquaritinguense

Compartilhe esta notícia:

Por: Luís Bassoli*

Início dos anos 90′, em SP, recebo um telefonema de meu pai me avisando que seu amigo iria dar uma palestra na Universidade Mackenzie. Entro no auditório da Faculdade de Direito (a palestra era da Ciências Contábeis/Comércio Exterior) e sou reconhecido pelo palestrante: – Bassoli! Prazer, sou amigo de seu pai! O prazer é meu, professor Milve!

Fiquei até o fim do evento, a fila de alunos para receber autógrafo do mestre nos livros técnico-didáticos.

  • Passados 10 anos, como vice-presidente da subseção da OAB, passo a conviver com o colega Milve, que coordena o Tribunal de Ética e Disciplina, como relator da regional de Araraquara – nada mais propício!
  • Anos depois, fui admitido professor-interino de Comércio Exterior na Fatec, e convidei o professor para propiciar uma aula aos graduandos de Produção Industrial: o mesmo sucesso de 15 anos atrás, vejo o mesmo brilho nos olhos dele – e dos garotos!
  • E passada mais uma década, na presidência da Câmara Municipal, tive a honra de participar da feitura do Livro Histórico de Taquaritinga – obra capitaneada pelo Milve.
  • Bacharel em Direito, formado pela USP, Milve Peria tem uma trajetória única – e brilhante: foi professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), da Universidade São Judas Tadeu e das Faculdades Tibiriçá, além de apresentar um programa educativo na TV Cultura. Alto funcionário do Banco do Brasil, foi convocado pelo Governo Federal, nos anos 60′, para ajudar na criação do Banco Central.
  • Nos anos 1990′, de volta à Taquaritinga, já aposentado do Banco do Brasil, o jovial Milve prestou vestibular e ingressou na primeira turma da Fatec; aluno dedicado, fundou o Centro Acadêmico e organizou o primeiro jornal universitário da cidade.
  • Além de livros técnicos sobre Comércio Internacional (e do livro histórico da cidade), escreveu uma excelente obra sobre a Igreja Matriz de São Sebastião.
  • Advogado, professor, escritor, memorialista e historiador, mas, acima de tudo, um humanista!

* Luís Bassoli é advogado e ex-presidente da Câmara Municipal de Taquaritinga (SP).

*Os artigos assinados não representam necessariamente a opinião de O Defensor!

Compartilhe esta notícia: