Pesquisa mostra leve alta na confiança do empresário de SP em setembro

Compartilhe esta notícia:

Ainda sob efeitos da pandemia, este é o quarto mês seguido de alta, mas ainda abaixo dos números do ano passado.

O índice IFECAP, que mede a confiança do empresário do comércio do estado de São Paulo, registrou uma leve alta de 3,44% em setembro, na comparação com agosto. Esse é o quarto mês consecutivo de resultados positivos, na esteira da reabertura gradual da economia.

“Durante o processo das entrevistas com os comerciantes paulistas, percebemos alguns fatores que influenciaram os resultados da expectativa futura, sendo eles: problemas com fornecedores, em relação aos altos preços e longos prazos de entrega praticados e quebra na expectativa com o volume de vendas, mesmo com a maior flexibilização”, diz o economista e pesquisador do Instituto de Finanças FECAP, Allan S. de Carvalho.

O Índice Geral registrou 115,12 pontos na série, sem ajuste sazonal. Entretanto, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o indicador aponta uma queda de 9,96%.

O aumento do Índice Geral decorre do Índice Momento Atual, que apresentou um aumento de 8,38%, na comparação com o mês anterior, registrando 104,21 pontos. O resultado ultrapassou a faixa de 100 pontos pela primeira vez, desde maio/20. O aumento foi influenciado pela melhora nas vendas (+6,98%), encomendas (+8,24%) e situação geral dos negócios (+9,77%); sendo todas as variações comparadas em relação ao mês de agosto de 2020. Ao compararmos com o mesmo período do ano passado, os resultados, do Índice Momento Atual estão 4,57% abaixo.

Os resultados do Índice Futuro, que registra as expectativas para os próximos três meses, apresentou leve queda na comparação com o mês anterior (-1,88%), registrando 131,49 pontos. Quando comparado com o mesmo mês do ano anterior, o valor ainda se encontra 15,64% abaixo.

Os resultados do Índice Futuro se devem, principalmente, às expectativas de encomendas para os próximos três meses, com queda de 3,79% (126,99 pontos), quando comparamos com o mês anterior. Já as expectativas de vendas futuras permaneceram estáveis alçando 135,99 pontos (-0,02%).

INDICADORES

O IFECAP divide-se em três indicadores:

  • Índice Momento Atual: diz respeito às respostas dos empresários sobre as suas encomendas atuais a seus fornecedores; a evolução das vendas no período atual; e a avaliação da situação geral dos negócios;
  • Índice Futuro: calculado com base nas expectativas dos empresários em relação às suas vendas e encomendas em um horizonte temporal de 3 meses;
  • Índice Geral: é o indicador composto da agregação dos dois índices descritos acima.

Metodologia

A metodologia do IFECAP considera um conjunto de perguntas qualitativas referidas às expectativas do empresário. São pesquisadas diversas empresas do comércio varejista nas cidades de São Paulo.

A pesquisa é sempre realizada na semana do dia 15 do mês corrente, composta por questões qualitativas, que captam a percepção do empresário em relação ao desempenho de sua empresa, classificadas em microempresas, pequenas, médias e grandes empresas.

Sobre a FECAP

A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) é referência nacional em educação na área de negócios desde 1902. A Instituição proporciona formação de alta qualidade em todos os seus cursos: Ensino Médio (técnico, pleno e bilíngue), Graduação, Pós-graduação, MBA, Mestrado, Extensão e cursos corporativos. Dentre os diversos indicadores de desempenho, comprova a qualidade superior de seus cursos com os resultados do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e do IGC (Índice Geral de Cursos), no qual conquistou o primeiro lugar entre os Centros Universitários do Estado de São Paulo. Em âmbito nacional, considerando todos os tipos de Instituição de Ensino Superior do País, está entre as 5,7% IES cadastradas no MEC com nota máxima.

Compartilhe esta notícia: