Note & Anote – Voltando 

Compartilhe esta notícia:

Voltando

Pode ser que as sessões ordinárias da Câmara Municipal voltem a ser realizadas presencialmente já nesta segunda-feira (28). O anúncio oficial, até o fechamento desta edição, ainda não tinha sido feito. Resta saber se os vereadores com mais de 60 anos de idade continuarão dispensados da participação.

Problema

Chegou a ser surpresa a rejeição de dois projetos de Lei Complementares enviados pelo prefeito Vanderlei Mársico para votação, versando sobre o Ipremt. O problema foi a época em que eles foram para a Câmara. Aumentar o desconto previdenciário em folha de pagamento de 11% para 14% em época eleitoral seria muito impopular entre os servidores – e também entre os vereadores. Até mesmo situacionistas votaram contra.

Efeitos

Se os projetos fossem aprovados, o reajuste salarial de 4,48% concedido em julho, praticamente se anularia. Como a alteração é uma previsão da emenda constitucional da Reforma Previdenciária aprovada em 2019 e jogada no colo dos municípios. A negativa criou um sério problema para o chefe do Executivo.

Na hora

No projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias, o valor do repasse da Câmara para 2021 havia sido reduzido em mais de 1 milhão de reais. Ao perceber a mudança, o presidente Beto Girotto reclamou. Já com a sessão em andamento, na segunda-feira (21), o secretário de Finanças da Prefeitura, Carlos Fernando Montanholi providenciou uma nova ficha, normalizando o valor. Dessa forma, Beto não pediu vista e o projeto foi aprovado normalmente.

Explicando

Aliás, o atual secretário municipal de finanças da Prefeitura, sempre solícito, todas as vezes que é chamado para dar explicações sobre a pasta, tem feito com muita competência. Se os demais secretários, bem como o prefeito, seguissem os passos de Montanholi, certamente a administração municipal caminharia de forma positiva em todos os setores.

Compartilhe esta notícia: