Clikando – Incêndios e queimadas: é fogo que não acaba mais!

Compartilhe esta notícia:

Por: Gabriel Bagliotti

É só chegar este período do ano que as páginas do jornal O Defensor registram diversas e mais diversas matérias a respeitos das queimadas e incêndios que acontecem em mato, terrenos, áreas rurais, reservas ambientais e principalmente na nossa querida Serra do Jabuticabal.

Neste ano de 2020 a situação não é muito diferente, diariamente estamos acompanhando focos de incêndios pelos quatro cantos da Cidade dando dor de cabeça para os nossos valorosos homens do Corpo de Bombeiros local.

O que mais nos entristece é o fato de que a quantidade de incêndios não está elevada apenas na nossa região, mas sim em todo o Brasil, tendo em vista que estamos acompanhando os terríveis incêndios na Floresta Amazônica e também na região do Pantanal, nos estados do Mato Grosso e no noroeste do Mato Grosso do Sul.

O fato tem chamado à atenção de todos, mas mesmo assim diariamente conseguimos observar diversas nuvens de fumaça nos céus de nossa Cidade. Já passou da hora da população em geral, juntamente com os governantes abraçarem essa causa e trabalharem juntos para evitar os focos de queimadas.

Nossa cidade é uma das poucas que pode encher a boca para falar que tem uma área verde tão importante e de certa forma preservada como a Serra do Jabuticabal. Com ampla vegetação e com locais de difícil acesso, a Serra do Jabuticabal também precisa de cuidados e atenção.

A formação e a reativação de grupos para a manutenção da área verde é de suma importância para a sua preservação. Por diversas vezes reuniões já foram feitas buscando uma solução para a nossa querida Serra, mas tudo não passou de bate papo e infelizmente em alguns pontos a busca pela visibilidade política da situação.

Nossa saúde já não aguenta mais tanta fumaça. Algo efetivo precisa ser feito o quanto antes! Pois da forma que está, as próximas gerações podem não conhecer esse lindo cartão postal de nossa Cidade.

Até a próxima!!!

*Gabriel Bagliotti é jornalista e diretor presidente de O Defensor

Compartilhe esta notícia: