Cervejando – Harmonização de comidas com IPA

Compartilhe esta notícia:

Por: Monali Bassoli*

Essa coluna sobre harmonização é um pouco diferente das outras, selecionei apenas um estilo de cerveja para harmonizar com diversos pratos. E a cerveja escolhida foi a queridíssima IPA. Segundo pesquisa realizada pelo Clube do Malte, esse é o estilo favorito dos consumidores de cervejas especiais, representando 71,2% do mercado.

Dentro do estilo da India Pale Ale, há algumas variações, as mais populares são: American IPA, Belgian IPA, New England IPA, Session IPA e Imperial IPA.

A IPA original tem aromas e sabores marcantes do malte, que remetem a caramelo e biscoitos, amargor acentuado, corpo médio-baixo, carbonatação média e aromas lupulados terrosos e levemente resinoso. Ela harmoniza com queijo gorgonzola ou parmesão, macarrão ao molho pesto e também com carnes como costelinha de porco.

A escola americana é marcada pelos exageros e American IPA não poderia ser diferente, essa cerveja é muito mais lupulada e mais amarga. Os lúpulos americanos remetem a frutas cítricas como maracujá e grapefruit e/ou tropicais com aromas que remetem a manga, melão e abacaxi. E harmoniza bem com hambúrguer artesanal, pizzas e macarronada.

Já a Belgian IPA possui aromas temperados e condimentados característico da fermentação típica da Bélgica com cargas elevadas de lúpulo. Acompanham bem comida mexicana.

A mais recente delas, a New England IPA ou NEIPA, é bastante frutada, opaca, tem corpo aveludado e com pouco amargor. A sugestão é harmonizar com salmão ao molho de maracujá ou bolinho de bacalhau.

O que diferencia uma Double IPA de uma IPA tradicional é o fato dela ser mais “forte”. Isso é, o malte e lúpulo são usados em maiores quantidades. A cerveja tem um caráter amargo, que realça o sal de carnes como presunto e salsicha. Grelhados também são uma ótima opção, porque o caramelizado da carne contrasta com o sabor amargo da Double IPA.

A Session IPA é uma versão mais leve, mas que mantém os aromas e sabores intensos de lúpulo. Como ela tem alto drinkability e é menos alcoólica, que permite o consumo de maiores quantidades, experimente essa cerveja com aperitivos, boas opções são pasteizinhos de queijo, porção de salaminho ou de presunto parma.

Lembrando que meu e-mail [email protected] está aberto para sugestões e dúvidas e que esta coluna e todas as outras já publicadas podem ser lidas no meu blog: etudocomida.tumblr.com

*Monali Bassoli, jornalista e sommelière de cerveja – [email protected]

Compartilhe esta notícia: