Clikando – A perda de um grande amigo!

Compartilhe esta notícia:

Por: Gabriel Bagliotti*

É meus amigos… Como é difícil escrever sobre a perda de um grande amigo! As palavras não saem, os pensamentos se perdem, as lembranças retornam para nossa mente e os bons momentos são revividos.

No último sábado, 12 de setembro, acordei por volta das 3h da madrugada, abri os olhos e mais do que depressa peguei meu celular, de pronto entrei em uma rede social e dei uma verificada nas informações da madrugada, hábito de jornalista, sempre em busca das últimas informações e dos fatos que vão acontecendo. De pronto uma mensagem me saltou os olhos, era a publicação do amigo Sérgio Sant’Anna, filho do amigo irmão Luiz Sant’Anna Neto, o popular Tuca Sant’Anna.

A notícia era aquela que jamais gostamos de dar. Era a notícia do falecimento do amigo, colaborador, parceiro de profissão e até colega de copo em algumas cervejinhas no final de tarde.

Em tempos de pandemia do novo Coronavírus, muitos se perguntavam se Tuca havia sucumbido em decorrência da Covid-19, mas não amigo leitor, Santaninha, como era chamado por seus amigos de Ribeirão Preto, nos deixou após dias internados na UTI da nossa Santa Casa.

Neste espaço quero deixar o meu agradecimento pelos anos de parceria na imprensa taquaritinguense. Quando comecei minha vida profissional, ainda muito jovem com apenas 14 anos de idade, Tuca já havia sido colunista de O Defensor e na oportunidade estava juntamente com Luiz Eduardo Schneider coordenando a recém-inauguração do Tribuna. 

De conversa fácil e sempre solícito, começamos uma amizade mesmo em órgãos de imprensa concorrentes e principalmente em vertentes políticas distintas. Os anos foram se passando, Tuca virou assessor de imprensa do ex-prefeito Paulinho Delgado e nossa relação se estreitou ainda mais. Foram diversas conversas na sala do departamento de comunicação do município. Verdadeiras aulas de jornalismo para aquele jovem que tinha como sonho ser jornalista.

Lembro como se fosse hoje o dia que contei para Tuca que havia passado na faculdade de jornalismo. Como bom amigo, Tuca novamente me presentou com uma verdadeira aula do que deveria apreender e principalmente como sempre buscar ouvir os dois lados de uma informação.

Durante o tempo de minha formação acadêmica por diversas vezes Tuca foi meu orientador, revisor, conselheiro de como produzir um bom texto, essa parceria seguiu ainda mais firme e forte quando foi anunciado como assessor de imprensa da Câmara Municipal de Taquaritinga.

Anos mais tarde, Tuca estava recluso em sua casa, se recuperando de graves problemas de saúde, quando me recebeu e em um bate papo descontraído o confidenciei que estava adquirindo, do então secretário de Cultura, Marcos Bonilla, este hebdomadário.

Meses depois, já recuperado 100% de todos os problemas de saúde que o acometiam na época, Tuca Sant’Anna me procurou e se colocou a disposição para colaborar com O Defensor. Mais do que depressa, aceitei a proposta, e já na outra semana Tuca passava diariamente pela redação, batia papo, acessava as redes sociais, produzindo diversos conteúdos para as páginas de O Defensor.

Seguimos assim por quase cinco anos, com alguns momentos de pausa, reflexão de ambas as partes até o dia que Tuca “pendurou as chuteiras”, mas mesmo assim toda semana escrevia a sua amada Dois Pontos, coluna que semanalmente recebia a atenção e os olhares de boa parte da nossa população.

No início da pandemia do Coronavírus, O Defensor deixou de circular na sua versão impressa, passando apenas para os meios on-line. Novamente procurei Sant’Anna para saber o porquê ele havia parado de escrever, a resposta foi firme: “sou um homem do jornal impresso”.

Poucos dias antes do seu falecimento, era um domingo, Tuca me enviou uma mensagem pelo Messenger, na prosa, afirmava que estava ansioso para a chegada do pleito municipal. Infelizmente seu falecimento é uma perda gigantesca para o bom jornalismo, ainda mais nestes tempos sombrios de Fake News e perseguições a órgãos de imprensa e a profissionais da área.  Com Tuca Sant’Anna, pude aprender muito sobre como praticar o bom jornalismo.

Tuca, você foi e sempre será um verdadeiro amigo!

Até um dia…

*Gabriel Bagliotti é jornalista  e proprietário de O Defensor

Compartilhe esta notícia: