Emergencial: Crédito Consignado será ampliado pelo INSS devido à pandemia

Compartilhe esta notícia:

Decisão foi publicada nesta segunda-feira (31) no Diário Oficial da União.

O Conselho Nacional da Previdência Social recomendou a mpliação de cinco pontos percentuais do crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS durante a pandemia do novo Coronavírus. A decisão foi publicada nesta segunda-feira (31) no Diário oficial da União.

Uma fonte do conselho informou que a proposta é para que a margem consignável seja elevada de 30% para 35%. No entanto, para beneficiários que usam o cartão de crédito consignado, o limite permanece de 5%.

Após as alterações o valor mensal da aposentadoria ou pensão passará de 35% para 40%.

O texto ainda recomenda que durante o estado de calamidade pública decorrente do novo Coronavírus, o instituto autorize operações de empréstimos consignados com um prazo de carência de 90 dias, para que seja feito o desconto da primeira parcela. Porém, esse tempo de carência não poderá ser considerado no cálculo dos 84 meses previstos para a liquidação do contrato.

Também recomendaram que o beneficiário ou seu representante legal tenham a possibilidade de autorizar o desbloqueio dos benefícios após 30 dias, contados da data de despacho do benefício para a realização de operação de crédito consignado.

Compartilhe esta notícia: