Artigo – Perdas irreparáveis

Compartilhe esta notícia:

Por: Luís Bassoli

Em 10 dias, Taquaritinga – e o mundo – perdemos duas grandes personalidades: o taquaritinguense nato, Ed Gagliardi, e o taquaritinguense de coração, Irineu Varella.

  • Irineu Gomes Varella, matemático, astrônomo, professor e ex-Diretor Geral da Escola Municipal de Astrofísica de São Paulo e do Planetário do Ibirapuera, membro da Sociedade Astronômica Brasileira e da Société Astronomique de France. Em novembro de 2019, proferiu uma histórica aula-palestra sobre Exoplanetas e Astrobiologia, para alunos do Ensino Médio e professores de diferentes áreas, no Colégio Objetivo de Taquaritinga. Aos 67 anos, deixa um legado para a Ciência, além do exemplo de humanismo, humildade e cordialidade.
  • Elias Edson Gagliardi, o Ed Gagliardi, violonista, compositor, um dos principais mestres brasileiros do CHORO, estilo musical que une o ritmo do samba com a delicadeza dos clássicos. De uma técnica apuradíssima, gravou vários CDs, cujas músicas foram regravadas por diversos artistas. Residiu em São Paulo e, depois, em Londres, onde deixou os ingleses extasiados com seu refinado dedilhar, antes de retornar à nossa cidade. Ed Gagliardi, 77 anos, é mais um exemplo da espetacular capacidade taquaritinguense de gerar artistas do mais alto gabarito.

Ambos concordavam que a música tem sua base na matemática – e que toca diretamente a alma humana. Agradeço por ter tido a honra de desfrutar de suas amizades.

* Luís Bassoli é advogado e ex-presidente da Câmara Municipal de Taquaritinga (SP).

Compartilhe esta notícia: