Cervejando – Dádiva adere ao projeto Black is Beautiful em prol da igualdade racial

Compartilhe esta notícia:

Por: Monali Bassoli*

Nos últimos dois meses, centenas de cervejarias do mundo aderiram ao projeto Black is Beautiful e produziram uma Stout com o nome do projeto, comprometendo-se com a doação de 100% do valor arrecadado em sua venda a projetos focados em promover a equidade racial. A Dádiva (SP) aderiu ao projeto e doará o lucro arrecadado para o Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT).

Além do apoio financeiro, a ação pretende reforçar a discussão pública sobre a necessidade de reconhecimento da persistência do racismo no mundo todo e de reflexão sobre as formas de combatê-lo.

O projeto Black is Beautiful foi criado por Marcus J. Baskerville, dono da cervejaria texana Weathered Souls, em apoio ao movimento Black Lives Matters, que ganhou novo ímpeto após o assassinato brutal do norte-americano George Floyd por um policial da cidade de Mineápolis, no estado de Minnesota.

As cervejarias que aderiram à campanha devem seguir as diretrizes elaboradas pelo idealizador e disponibilizadas na página da campanha, blackisbeautiful.beer. Essas diretrizes incluem o compromisso com um trabalho de longo prazo visando à inclusão, bem como orientações sobre a elaboração da receita da cerveja e a utilização de um rótulo comum.

Em sua versão, a cervejaria Dádiva e o EAP incluíram amendoim e cacau. Ela é uma Imperial Stout com corpo extremamente aveludado, 10% de ABV, notas predominantes de amendoim, paçoca e calda de chocolate, e um final levemente amargo, remetendo a café.

Lembrando que meu e-mail [email protected] está aberto para sugestões e dúvidas e que esta coluna e todas as outras já publicadas podem ser lidas no meu blog: etudocomida.tumblr.com

* Monali Bassoli, jornalista e sommelière de cerveja – [email protected]

Compartilhe esta notícia: