Concessionária reforça incentivo às doações de sangue

Compartilhe esta notícia:

Em parceria com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), a AB Triângulo do Sol está divulgando mensagem de incentivo às doações de sangue. A iniciativa vai até 31 de agosto e tem como objetivo contribuir para o reabastecimento dos estoques dos hemocentros paulistas.

Devido à pandemia de covid-19, as pessoas estão evitando sair de casa, o que levou à redução das doações, prejudicando o atendimento dos pacientes necessitados de sangue.

Para alertar os usuários das rodovias sobre o assunto e incentivá-los a colaborar, a concessionária está exibindo a seguinte frase em seus letreiros eletrônicos: “Agende sua doação de sangue. Vista sua máscara e ajude o próximo!”.

Doação segura

 Devido ao risco de contágio pelo novo coronavírus, recomenda-se uma série de medidas preventivas para aumentar a segurança de doadores e profissionais de saúde, seguindo orientações técnicas do governo do estado de São Paulo:

  • Agendamento individual para evitar aglomeração e diminuir o tempo de permanência das pessoas nos postos de coleta;
  • Álcool gel em vários pontos do processo de doação para os candidatos manterem suas mãos higienizadas durante a permanência nesses locais;
  • Protocolo de triagem dos candidatos à doação de sangue: candidatos que apresentaram infecção pela covid-19 são considerados inaptos por um período de 30 dias, após recuperação clínica completa (assintomáticos); candidatos que tiveram contato direto (domiciliar ou profissional) com casos suspeitos ou confirmados de contaminação por coronavírus devem aguardar 14 dias após o último dia de contato, para realizar a doação de sangue; profissionais da saúde (médicos, enfermeiros, dentre outros) que tiveram contato direto (domiciliar ou profissional) com pacientes devem aguardar 14 dias após o último dia de contato, para realizar a doação de sangue.

Requisitos básicos para doação:

 Estar em boas condições de saúde;

  • Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos;
  • Pesar 50 quilos, no mínimo;
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
  • Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
  • Apresentar documento original com foto recente (emitido por órgão oficial), que permita a identificação do doador.

Para mais informações e endereços dos postos de coleta, acesse: http://www.saude.sp.gov.br/ses/perfil/cidadao/homepage/outros-destaques/doacao-de-sangue

Compartilhe esta notícia: