Em live da OAB: Beto Girotto diz que “muito tem que ser feito para aprimorar nossa democracia”

Compartilhe esta notícia:

E conclamou por mais participação popular.

O presidente da Câmara de Taquaritinga, Beto Girotto, participou de um encontro virtual organizado pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), na tarde de segunda-feira, 20 de julho. Transmitida ao vivo pelo YouTube, a live fez parte do Movimento Democracia Sempre nas Subseções.

Na oportunidade, o vereador enfatizou a necessidade de maior participação da sociedade na política. “Embora jovem, nossa democracia tem apresentado sinais de enfraquecimento principalmente pelo lado político”, disse ele, que citou como um problema “o afastamento da vida pública das pessoas de bem e capacitadas”.

Segundo ele, há muitos munícipes com ideias e opiniões, mas que não querem participar da política por conta dos riscos que supostamente ela apresentada ao patrimônio pessoal e também para não ser foco de críticas. “Isso tem afastado muita gente boa da nossa política. Apesar de as pessoas expressarem suas opiniões em redes sociais, poucas se dispõem a participar de eleições.”

Cumprindo seu terceiro mandato no Legislativo, ele vê problemas em todos os setores. “Temos um judiciário que trabalha muito e que tem salvado a democracia nos últimos anos. Mas, por falta de renovação, velhos políticos que participaram de falcatruas acabam voltando e ocupando esses lugares, o que é inadmissível”, destacou.

Beto acredita que a democracia custa muito caro, pelo excessivo número de deputados e senadores, sob o pretexto da representatividade. “O custo disso tudo é muito grande, e no fim das contas as decisões ficam nas mãos de líderes.”

Para ele, a decisão sobre contas rejeitadas do poder público ficar à mercê de julgamento políticos é um problema. O correto seria prevalecer a opinião técnica dos tribunais.

“Nossa imprensa também dá sinais de desgaste, na medida em que ela tem dono e defende seus interesses, geralmente não representando a opinião pública”, criticou Beto, que também fez um convite: “As pessoas precisam deixar o conforto de suas casas, do Facebook e do WhatsApp e trazer suas ideias para o mundo real, nas câmaras e assembleias”.

Concluindo, clamou por mais participação popular, “porque a nossa democracia precisa de reparos urgentes. Nosso desafio é saber como consertar essa máquina sem que ela precise parar, tudo dentro da legalidade, porque muito tem que ser feito para aprimorá-la”.

Cada um dos convidados teve cinco minutos para expor suas ideias acerca do tema democracia. A live teve a presença de diversas autoridades, entre as quais o prefeito Vanderlei Mársico; Dra. Fabiana Vieira Vazquez, presidente da OAB local; Dr. Caio Augusto Silva dos Santos, presidente da Seccional São Paulo da OAB; Dra. Marília Bononi Francisco, promotora de Justiça de Taquaritinga; e Dr. Luiz Ricardo Vasques Davanzo, presidente da Caixa de Assistência da OAB.

O movimento lançado pela OAB é uma resposta a inúmeros ataques feitos à democracia nos últimos meses, que diretamente sugerem a ruptura das bases do estado democrático de direito, o que traria sérios prejuízos às instituições.

 Fonte: Assessoria de Imprensa CMT

Compartilhe esta notícia: