Primeira sonda Árabe com destino a Marte é lançada

Compartilhe esta notícia:

Sonda deve deve chegar em 2021 ao planeta vermelho.

Foi lançada com sucesso no último domingo (19), a primeira sonda enviada ao espaço pelos Emirados Árabes Unidos, a missão do país que tem Marte como destino final, foi batizada de Hope.

A operação aconteceu em um centro espacial no Japão, usando um foguete da Mitsubishi Heavy Industries. Além disso, o país teve auxílio de algumas instituições norte-americanas no desenvolvimento da tecnologia.

O objetivo da sonda é coletar dados a respeito de mudanças climáticas, formação de tempestades de areia e alterações na atmosfera no planeta ao longo de dois anos terrestres. Ela utiliza painéis solares para gerar energia aos próprios sistemas de comunicação e será operado a partir de uma base localizada em Dubai.

A Hope deve chegar à órbita de Marte apenas em fevereiro de 2021 sendo que o lançamento neste período do ano aproveita um momento em que os planetas estão mais próximos. Outras missões de lançamento de sondas por outras nações devem ser realizadas nas próximas semanas.

A missão custou US$ 200 milhões e é a primeira tentativa de exploração interplanetária dos Emirados Árabes Unidos. A região passou a investir ainda mais em projetos de pesquisa nos últimos anos na tentativa de depender cada vez menos da extração de petróleo.

Compartilhe esta notícia: