16 de julho: Dia do Comerciante

Compartilhe esta notícia:

Comemorado em 16 de julho, o Dia do Comerciante destina-se a homenagear todos os profissionais que trabalham na área do comércio, ou seja, na venda de produtos e serviços.

Considerado um dos trabalhos mais antigos do mundo, o comércio é uma atividade extremamente importante para o desenvolvimento econômico do país.

O comércio nacional também é homenageado em outra data no Brasil: 30 de outubro, conhecido como o Dia do Comerciário.

Anualmente, em Taquaritinga, a Associação Comercial e Industrial – ACIT – homenageia pessoas do comércio local, porém, em 2020, em razão da pandemia instalada pelo Covid-19, esse tipo de homenagem não acontecerá.

Origem do Dia do Comerciante – O Dia do Comerciante surgiu a partir da criação da Lei nº 2.048, de 26 de outubro de 1953, que homenageia o nascimento de José Maria da Silva Lisboa, mais conhecido por Visconde de Cairu, o Patrono do Comércio Brasileiro.

O Visconde de Cairu foi o responsável pela criação das primeiras leis que beneficiariam o comércio brasileiro, que antes era totalmente dependente de Portugal.

Uma das suas principais ações foi aconselhar o rei português D. João VI a assinar a Carta Régia, em 28 de janeiro de 1808, abrindo os portos brasileiros ao comércio exterior.

Compartilhe esta notícia: