Permanecer sem fraturas é essencial para pacientes com osteoporose durante a pandemia

Compartilhe esta notícia:

Indivíduos com doença osteoporótica podem sofrer com a progressão da doença não tenham os cuidados necessários.

A osteoporose afeta uma em cada três mulheres e um em cada cinco homens. De acordo com a IOF (International Osteoporosis Foundation), a doença é responsável por uma fratura a cada 3 segundos em todo o mundo. E essa realidade pode ficar mais grave com a pandemia, especialmente, em países da América Latina, onde o número de idosos vem aumentando com o envelhecimento da população. Com o distanciamento social, acidentes domésticos e diminuição no ritmo do acompanhamento médico podem agravar a situação da patologia.

Antes mesmo da pandemia, um estudo da conduzido pela consultoria americana Cornestone Research Group, apoiado pela Amgen, uma das maiores empresas de biotecnologia, estimou que o custo da osteoporose na America Latina em 2018 chegou ao total de US﹩ 1,17 bilhão, ou seja cerca de R﹩ 5 bilhões, sendo que no Brasil este gasto gira em torno de US﹩ 310 milhões, ultrapassando mais de R﹩ 1 bi. Em cinco anos, estes gastos devem subir para US﹩ 6,25 bilhões, aproximadamente R﹩ 20 bilhões.

Os dados foram publicados pelo Journal of Medical Economics e são uma projeção com base no envelhecimento da população e o aumento da incidência da doença no Brasil, Argentina, Colômbia e México. Com a falta de prevenção à doença nesta região, a projeção é que ocorram cerca de 4,5 milhões de fraturas nestes países.

“Um ponto importante é que pacientes não reconhecem a osteoporose como uma doença crônica e acabam tendo fraturas sem obter o diagnóstico e sem acompanhamento adequado, onerando todos os sistemas de saúde. Neste momento de COVID-19, estamos enfrentando uma realidade ainda mais alarmante porque o grupo de risco que está em casa, pode se fraturar sem ter conhecimento da patologia ou, até mesmo aqueles que já tem o diagnóstico, deixarem de seguir as recomendações médicas por medo ou dúvida” afirma Ben-Hur Albergaria, ginecologista e vice-presidente da Comissão Nacional de Osteoporose da FEBRASGO.

O especialista aponta que é fundamental os pacientes com o diagnóstico de osteoporose, assim como o grupo de risco como a população acima de 50 anos, tomem cuidados simples como deixar os ambientes da casa livre de obstáculos para evitar quedas; guardar os tapetes que podem deslizar; não deixar nada espalhado pelo chão e manter os cômodos bem iluminados. Além disso, manter uma rotina com exercícios simples é importante, pois movimentar o corpo ajuda a manter a massa óssea e a fortalecer a musculatura, o que evita quedas, sobretudo em idosos.

Porém, em casos de extrema necessidade, o indivíduo não pode deixar de ir ao médico, já que, fraturas de quadril continuam sendo trágicas, com uma mortalidade de 20% em 1 ano e são uma das principais causas de morbidade e perda de independência funcional dos mais velhos. “Embora a telemedicina esteja em alta e oferecendo novas oportunidades, é imprescindível que o paciente permaneça em contato com seu médico e não interrompa o tratamento prescrito para manter os cuidados com a saúde óssea, caso contrário, isso pode comprometer a qualidade de vida, trazendo complicações graves como restrições de mobilidade”.

Com a doença negligenciada, pacientes com fraturas teriam múltiplas consequências sociais e econômicas junto ao sistema de saúde. De acordo com o estudo da Cornestone Research Group, no Brasil, parte dos custos é atribuída à perda de produtividade da população, além dos custos com hospitalização. O custo médio gasto por 1.000 pessoas em risco nos quatro países latino-americanos foi de US﹩ 15.906, sendo que, ao ajustar a população em risco, o Brasil tem um custo de US﹩ 6.130 por pessoa, aproximadamente R﹩ 25 mil.

Como fazer o diagnóstico em tempos de pandemia

A grande maioria dos casos de osteoporose só são diagnosticados depois da primeira fratura. “Portanto após os 50 anos, fazer o acompanhamento da saúde óssea através da densitometria e manter esse diálogo médico-paciente é importante para evitar agravamento da doença e fraturas, mas enquanto as pessoas não puderem realizar o exame de densitometria óssea por conta do isolamento social, existe uma solução para identificar o risco da fratura”, explica o especialista.

A alternativa para a classe médica obter o diagnóstico rápido da osteoporose, sendo via telemedicina ou dentro de um consultório, é aplicação da metodologia FRAX (Ferramenta de Avaliação do Risco de Fratura), que estima a probabilidade de sofrer com ossos quebrados nos próximos dez anos. A FRAX é a ferramenta mais utilizada para o diagnóstico de osteoporose, pois preenche a lacuna de acesso à densitometria óssea que não está amplamente disponível no Brasil. A metodologia tem potencial não apenas de identificar o risco de fratura osteoporótica como indicar um tratamento especifico para cada paciente.

Entretanto, para o grupo que tem interesse em conhecer mais sobre a sua saúde óssea sem sair de casa neste período de pandemia, a IOF (International Osteoporosis Foundation), entidade referência no tema, desenvolveu um teste que avalia os principais fatores de risco da doença gratuitamente e que está disponível em vários idiomas, inclusive português “O objetivo desta ferramenta é ampliar conscientização sobre a doença e também facilitar o conhecimento dos fatores de risco que vão além do envelhecimento. Não é válido como diagnóstico, mas é uma oportunidade de o paciente reconhecer seu risco e buscar ajuda médica antes da fratura”, explica o especialista.

Compartilhe esta notícia: