Entidades do setor lançam Campanha ‘Abasteça com Etanol’

Compartilhe esta notícia:

A campanha “Abasteça com Etanol!” está sendo lançada por entidades do setor, incluindo a Socicana, Coplana e o Sicoob Coopecredi, no sentido de estimular o consumo do produto que oferece uma série de benefícios, como geração de empregos e renda, além de ser um combustível limpo, renovável e 100% nacional. Reconhecendo o papel da cadeia produtiva para as cidades, prefeituras da região também se mobilizam em apoio à campanha.

Segundo dados da Agência Internacional de Energia (IEA na sigla em inglês), o uso do etanol de cana-de-açúcar reduz em cerca de 90% a emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa, se comparado com a gasolina. Em todo o ciclo de produção, o etanol lança menos Gás Carbônico (CO₂) à atmosfera. Assim, substituição de combustíveis fósseis, em especial a gasolina, pelo etanol, gera benefícios ambientais e à saúde.

Além disso, o etanol tem um importante papel na economia brasileira e é uma das mais longas cadeias produtivas do agronegócio, gerando um milhão de empregos diretos e mais de três milhões indiretos. Segundo a Unica, o Estado de São Paulo possui cerca de 160 usinas e 14 mil fornecedores de cana, que, juntos, empregam diretamente mais de 500 mil trabalhadores e, indiretamente, ao menos 1,5 milhão, em mais de 450 cidades. 

A campanha “Abasteça com Etanol” é promovida em um momento de início da colheita de cana-de-açúcar no Brasil, com aumento da oferta do combustível. Ao mesmo tempo, o setor registra uma retração no consumo, devido à pandemia de covid-19 e ao distanciamento social no Brasil para conter a transmissão do coronavírus. Regiões como a nossa, no interior de São Paulo, têm sua economia fortemente amparada no agronegócio e, principalmente, na cana-de-açúcar. O fato de o setor sucronenergético manter suas atividades é um diferencial relevante para o movimento da economia de dezenas de municípios. Por isso, abastecer com etanol é uma atitude que reflete de forma positiva para o campo e para nossas cidades.

Compartilhe esta notícia: