Clikando – Fake News não é liberdade de expressão!

Compartilhe esta notícia:

Diariamente recebemos em nossas redes sociais várias, diversas, centenas, milhares de notícias que saltam aos nossos olhos. Você começa a ler o texto e de início fica impactado com o que está sendo apresentado naquele momento.
Mas se você parar por apenas dois minutos para realizar uma simples pesquisa sobre o temo, irá descobrir que tudo apresentado não se tratava de um Fake News.
Para quem não está familiarizado com o termo, Fake News é uma terminação em inglês para notícias falsas, e é usado para referir-se a falsas informações divulgadas, principalmente, em redes sociais.
O Brasil vive um dilema institucional, tendo em vista que o assunto chegou até a mais alta corte da justiça brasileira. Corre no Supremo Tribunal Federal um inquérito sobre a disseminação de Fake News.
O tema tem tomado conta do cenário noticioso da grande imprensa nos últimos dias tendo em vista que a ação do STF envolve gente grande da política nacional, desta vez pessoas alinhadas às ideologias políticas do atual presidente da República.
Acredito que a disseminação de Fake News deva ser tipificada como crime. A pessoa que produzir, divulgar e compartilhar esse tipo de informação deveria responder judicialmente sobre suas atitudes.
Atualmente as pessoas estão confundindo a proliferação de notícias falsas com liberdade de expressão. Em um país democrático como o nosso, graças a Deus temos liberdade para expressas as nossas ideias, pensamentos, criticas a este ou aquele político, ministro e quem quer que seja, mas não podemos confirmar liberdade com falsidade.
Só quem trabalha com informação sabe como está cada dia mais difícil combater esse tipo de falsas notícias. De pronto surje um texto em uma rede social, milhares de pessoas compartilham essa informação sem ao menos terem lido todo o conteúdo.
Enquanto por outro lado, o jornalista corre atrás de uma informação, pesquisa, procura uma fonte confiável, apresenta todos os fatos, escuta o lado A, escuta o lado B, da voz muitas vezes para pessoas que jamais seriam ouvidas em nossa sociedade e não alcançam os mesmos números atingidos por uma Fake News.
Realmente vivemos tempos sombrios!
Até a próxima!!!

*Gabriel Bagliotti é jornalista e diretor presidente de O Defensor

Compartilhe esta notícia: