Região: Polícia Ambiental resgata 14 pássaros e multa homem em R$ 11,5 mil

Compartilhe esta notícia:

Em Barretos (SP), na última terça-feira (5), a Polícia Ambiental resgatou 14 pássaros silvestres que eram mantidos em cativeiro em uma casa na cidade de Severínia. O proprietário da residência, que não tinha licença para cuidar das aves, acabou sendo multado em R$ 11,5 mil.

De acordo com informações, os policiais teriam sido informados por denúncia anônima de que as aves eram mantidas ilegalmente em cativeiro.

Segundo costa o registro policial, o dono da residência teria alegado aos agentes que havia capturado os pássaros no quintal de casa. Ainda na abordagem, o homem também teria dito que pretendia alimentar os animais e, posteriormente, soltá-los em seu sítio.

Foram apreendidos cinco canários-da-terra, cinco bigodinhos, dois pintassilgos-de-cabeça-preta, um azulão e um caboclinho. Este último, por sua vez, corre o risco de ser extinto.

Ainda segundo a Polícia Ambiental, todas as espécies resgatadas foram submetidas a uma avaliação médica veterinária, sendo após libertadas em uma mata nativa da região. Duas aves, no entanto, precisaram ser encaminhadas a um viveiro de triagem de aves silvestres, para trabalho de readaptação à natureza.

O dono da residência acabou sendo autuado flagrante pela Lei de Crimes Ambientais 9605/98. Além da multa aplicada, ele também está sujeito a cumprir pena de detenção que varia de seis meses a um ano.  

Compartilhe esta notícia: