Secretaria Municipal de Saúde confirma caso de Coronavírus na Cidade; Santa Casa contesta notificação

Compartilhe esta notícia:

Informação foi divulgada pela secretaria na terça-feira, 28

No início da noite de terça-feira, 28 de abril, a secretaria municipal de Saúde, através do titular da pasta José Fonseca Neto, divulgou boletim epidemiológico informando que Taquaritinga passou a contar com a confirmação do seu primeiro caso Coronavírus.

Após mais de um mês de isolamento social implantado na Cidade, o Boletim destaca que já foram realizado 19 notificações, sendo 15 descartados, 2 casos suspeitos em internação, 1 caso suspeito em isolamento domiciliar e agora 1 caso confirmado.

O boletim ressalta ainda mais 12 pessoas em monitoramento domiciliar. Pessoas estas que tiveram contato próximo com casos suspeitos, viajantes e casos leves de síndrome gripal.

Rapidamente o prefeito em suas redes sociais publicou algumas informações sobre o caso. Segundo o chefe do Executivo, “trata-se de paciente de 57 anos, que se encontra internada em enfermaria de Hospital particular, na cidade de Ribeirão Preto (SP), o qual nos notificou e confirmou o caso por critério laboratorial”.

O prefeito segue ainda na nota informando que “até o momento não foi detectável vinculo epidemiológico confirmado e/ou local de provável infecção”.  E destaca “vamos intensificar as medidas preventivas e esperamos o comprometimento da população no sentido de, todos juntos, lutarmos contra o Covid-19”.

De pronto, uma verdadeira polêmica foi instalada na Cidade, parte da população passava a especular o nome da paciente, e a forma que a mesma teria sido contaminada. Já outra parte de população, buscou questionar a veracidade da informação.

Isso porque, minutos após da publicação fontes ligadas a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia e Maternidade “Dona Silva Salvagni” asseguravam a existência de outro exame, no qual negava a infecção da mulher.

Por volta das 23h 30, o prefeito Vanderlei Mársico publicou um vídeo em suas redes sociais, afirmando que “nos recebemos hoje pela manhã, a informação de que uma mulher que está no hospital “São Francisco” tinha dado positivo pelo PGR, o ministério, tanto o hospital obrigou que agente comunicasse a população aguardamos até a noite, e não havia nenhuma contraprova, porém a uma polêmica dizendo que há uma contraprova dizendo que ela não está com o Covid-19, bom se ela não tiver graças a Deus!”.

Vanderlei José Mársico – prefeito de Taquaritinga – Foto: Reprodução

No vídeo, o prefeito ainda pedia à população que aguardasse até a manhã de quarta-feira (29) no qual haveria uma definição sobre o caso.

Já na manhã de quarta-feira, o secretário da saúde José Fonseca Neto, recebeu a imprensa no Paço Municipal para explicar o fato. Segundo o secretário “A paciente estava aqui na Santa Casa e acabou sendo transferida para o hospital São Francisco em Ribeirão Preto, lá foi feito um teste rápido (IgG) que deu positivo. O hospital São Francisco notificou o ministério e aqui nos seguimos as determinações do ministério por isso comunicamos a população sobre o caso”.

José Fonseca Neto, secretário municipal de Saúde – Foto: Gabriel Bagliotti / O Defensor

Por sua vez, a Santa Casa divulgou nota oficial no começo na noite de quarta feira, 29 de abril, informando que “A Santa Casa de Taquaritinga preza pela boa gestão da equipe de colaboradores e da população taquaritinguense, com interesse em manter total transparência quanto aos casos do novo coronavírus em nossa cidade. Por este motivo vem a público esclarecer os fatos relacionados ao caso de coronavírus informado no Boletim nº 43 emitido pela Secretaria Municipal de Saúde em 28 de abril de 2020”.

A nota segue “A paciente deu entrada com quadro de Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico, sendo prontamente atendida pelas equipes da Santa Casa. Com o diagnóstico, em razão da gravidade do caso, a paciente foi transferida para o Hospital São Francisco, de Ribeirão Preto, onde foi tratada por equipe médica daquele hospital e mantida em observação. Durante este período, a paciente desenvolveu síndrome respiratória, motivo pelo qual iniciou-se os protocolos pertinentes à possibilidade de infecção por COVID-19”.

Continua “Nesta ocasião realizaram-se 2 exames para COVID-19. Um teste rápido, com resultado positivo, e um PCR (Transcrição Reversa Seguida de Reação em Cadeia da Polimerase – RT-PCR – no inglês Reverse Transcription Polymerase Chain Reaction ),  que demora um tempo maior para dar resultado. Dois dias depois chegou o resultado do exame PCR, sendo o resultado negativo para COVID-19 “.

Afirma que “Salientamos que o teste rápido possui menor confiabilidade, amplamente divulgada pela imprensa, motivo pelo qual se tem por hábito e protocolo testar pacientes em internação através do PCR, mais preciso e seguro”.

Assegura que “Em razão do resultado do teste rápido, foram executados os protocolos de comunicação com o Ministério da Saúde e Secretaria Estadual da Saúde via Hospital São Francisco, que notificou a Secretaria Municipal e gerou o Boletim nº 43, emitido pelo município informando 1 caso confirmado nada data de 28/04/2020”.

E Finaliza “A Santa Casa de Taquaritinga está preparada e pronta para quando houverem casos em nossa cidade. Possuímos área específica para triagem de pacientes com problemas respiratórios, estendemos a UTI com 4 leitos extras, habilitamos uma ala totalmente isolada para tratamento de casos suspeitos, além de revisarmos protocolos de visitas e movimentação dentro de nossas instalações. Salientamos nossa parceria com Taquaritinga, com a Secretaria Municipal de Saúde e com o Sistema Único de Saúde. Cuide da Santa Casa”.

A nota é assinada pelo Dr. Sidnei C. Sudano – Presidente, Dr. Elcio Piacente – Diretor Clínico e Dr. Mauricio M. Lofrano – Diretor Técnico.

Compartilhe esta notícia: