Cuidado: Cachorros e gatos devem usar máscaras?

Compartilhe esta notícia:

Fotos que mostram animais usando máscaras durante a gripe espanhola, em 1918, cerca de 100 anos atrás, estão viralizando nas redes sociais. Em tempos de pandemia da covid-19, as imagens causam espanto e dúvidas sobre a necessidade do uso do material em cachorros e gatos, e quais são os verdadeiros riscos da transmissão do vírus entre animais e seres humanos.

As indagações e inquietações tiveram início após autoridades de Hong Kong afirmarem que um cãozinho da raça lulu-da-pomerânia supostamente estaria infectado com coronavírus. A tutora do animal, uma mulher de 60 anos, havia sido diagnosticada com a doença dias antes. Depois de refeitos, os testes apontaram que o cachorro não estava contaminado.

Foto: freepik.com

Tentando embarcar na onda de desinformação para lucrar, muitos comerciantes aproveitaram para tentar emplacar a venda de máscaras de diversos materiais para cães e gatos. Não há informações sobre a aprovação de órgãos reguladores ou fiscalização sobre os produtos, mas a venda de máscaras para animais domésticos está se tornando uma febre em diversos países.

Para tentar conter o avanço da prática oportunista, a PETA anunciou em março que o uso de máscaras em animais, além de desnecessário, também pode ser prejudicial. A organização norte-americana informou que máscaras podem causar incômodos, desconforto, alergias e até mesmo acidentes. Segundo a ONG, os cuidados que precisam ser tomados é com a higienização dos ambientes.

Compartilhe esta notícia: