Covid-19: Durante a quarentena quais cuidados devem ter com os passeios dos Pets?

Compartilhe esta notícia:

Como o Brasil e outros países estão lidando com as necessidades dos cães, durante a quarentena? Pode ou não pode passear com cachorro na rua e parques?

Mas e passear com os cães: pode ou não pode?

Com a indicação do ministério da saúde para que pessoas possam fazer exercícios físicos ao ar livre, a pergunta que paira entre os tutores de cães é: posso fazer caminhadas e levar meu cachorro?

Os passeios são fundamentais para cães que não fazem as necessidades em casa, além de ser muito prazeroso e ajudar a controlar a ansiedade. Por causa do novo coronavírus, no momento, é indicado evitar aglomerações e não permitir que outras pessoas façam carinho no animal.

Foto: Pixabay

Passeios e cuidados com a higiene

Neste momento, a recomendação é evitar sair de casa, mas se o passeio for imprescindível, por exemplo, no caso em que os animais só fazem as necessidades fisiológicas na rua, seguem as recomendações do CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária):

  • Os passeios ao ar livre devem ser curtos e focados, só para atender às necessidades fisiológicas;
  • Apenas uma pessoa deve passear com o cão, a cada saída;
  • Procure lugares menos movimentados e prefira os horários mais tranquilos;
  • Evite contato com outros animais e pessoas;
  • Na volta para casa, higienize as patas e pelos do pet com água e sabão neutro, de preferência os que sejam adequados a uso veterinário.

Higienização das patas

As primeiras lavagens das patas de seus animais devem ser feitas com paciência. Aqueles que não estão habituados tendem a se ressentir um pouco mais. Assim, o indicado é recompensar o animal com petiscos ou a própria comida a cada limpeza ou toque nas patas. Para limpar, de maneira geral, pode-se usar todos os surfactantes (substâncias presentes no sabão, sabonete, detergentes e xampus). Há muitos produtos à base de cloreto de benzalcônio que, diluídos em água, podem também ser úteis na limpeza. Nada de água sanitária, álcool em gel ou desinfetante no pelo e pata dos cães!

Compartilhe esta notícia: