Dicas do Bombeiro Educador – BOTIJÃO DE GÁS EXPLODE ?

Compartilhe esta notícia:

Por: Luciano Azevedo

O botijão de gás (GLP) é feito para não explodir, quando ele atinge uma alta temperatura num incêndio, a válvula de segurança, que é feita de estanho, se rompe para que não ocorra uma pressão interna no recipiente, assim, essa válvula libera o gás do interior do botijão, aliviando a pressão. O que realmente ocorre é uma explosão ambiental, onde devido ao vazamento de gás o ambiente fica gaseificado e quando em contato com uma fonte externa de calor, como por exemplo o simples fato de acender a luz, ocorre a explosão.

DICAS DE SEGURANÇA:

1- Verifique periodicamente se o registro, bem como se a Mangueira de Gás esta dentro do prazo de validade e se possuem o selo do Inmetro. se tiver vencido substitua.

2- Recuse botijões sem o lacre da distribuidora na válvula, muito amassados, enferrujados e com as alças soltas.

3- Não faça extensões na mangueira de gás, juntando várias delas.

4- Ao ligar um Gás novo, faça o teste com a esponja com sabão, tanto no registro e na boca do botijão para verificar se não esta escapando Gás (Soltando Bolhas) Se estiver retire e rosquei novamente, até encaixar perfeitamente.
Nada de colocar sabão em pedra ou chiclete para tapear o vazamento.

5- O botijão deve permanecer sempre na posição vertical, nunca deitado.

6- Não armazene o botijão de gás em lugares fechados (como armários de cozinha), preferindo armazená-lo do lado de fora da cozinha em local arejado, coberto e protegido das intempéries.

7- Jamais passe a mangueira por trás do fogão. Se for necessário alterar a posição de entrada de gás, chame profissionais credenciados pelo fabricante do fogão.

8- Armazene o botijão a uma distância mínima de 1,50m de tomadas, interruptores, instalações elétricas, ralos ou grelhas de escoamento de água.

9- Feche o registro de gás sempre que não estiver usando o fogão.

10- verifique periodicamente se a mangueira entre o botijão e o fogão esta bem firme e com se o lacre de segurança com o parafuso devidamente apertado.

11- Em caso de suspeita de vazamento de gás feche o registro de gás, não acione interruptores de eletricidade, alerte e afaste as pessoas do local, abra portas e janelas, não acenda fósforos ou isqueiros e retire o botijão para um local aberto, ventilado e longe de fonte de ignição.

12- Com fogo, retire as pessoas do local e ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros pelo 193. Se possível, utilize extintor de incêndio de pó químico seco para apagar as chamas.

Prevenção Salva Vidas e Evita Acidentes

Siga-nos também no Facebook!

Pagina: @BombeiroLucianoAzevedo   

Grupo: @DicasDoBombeiroEducadorLucianoAzevedo

Compartilhe esta notícia: