Museu da Imigração lança versão digital da instalação videográfica ‘SobreNomes’

Compartilhe esta notícia:

Vídeo-obra, resultado de uma ação interativa com mais de 1,6 mil registros de diversas origens, poderá ser vista pelo YouTube

A instalação videográfica “SobreNomes”, inaugurada em 18 de fevereiro e impossibilitada de ser prestigiada presencialmente por conta do fechamento temporário do Museu da Imigração, ganha uma versão digital da produção nesta terça-feira (14), no YouTube. O trabalho é resultado de uma ação interativa, realizada entre novembro e dezembro de 2019, que captou mais de 1,6 mil registros de várias origens, incluindo famílias que vieram no passado e as que chegaram ao Brasil recentemente.

Disponibilizando o material de maneira online, o Museu da Imigração proporciona acesso a um número maior de pessoas, tornando possível que os participantes da campanha residentes no exterior e o público de outros locais do Brasil assistam à produção.

Dinâmica e atual, a instalação toma conta de uma parede de 13 metros na primeira sala expositiva do equipamento cultural e tem o objetivo de dar continuidade ao grande painel de madeira da exposição de longa duração “Migrar: experiências, memórias e identidades”, que conta com cerca de 12 mil sobrenomes entre os mais pesquisados no Acervo Digital da instituição.

A princípio, a instalação ficaria em cartaz no edifício da antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás até 30 de junho, data que a gestão estuda prolongar.

Serviço

Lançamento Digital da Instalação Videográfica ‘SobreNomes’
Data: 14 de abril (terça-feira)
Plataforma: YouTube
www.museudaimigracao.org.br

Compartilhe esta notícia: