Nossa Palavra: Coronavírus – cuidados necessários

Compartilhe esta notícia:

Como repercussão mundial, a maior continua sendo, sem sombra de dúvida, a propagação do novo coronavírus, também identificado como Covid-19. A situação agravou-se e a Organização Mundial de Saúde (OMS) decidiu declarar pandemia da doença.

Isso já significa dizer que ela se espalhou por diversos continentes, com transmissão contínua entre as pessoas. O pior é que, segundo a OMS, os casos, as mortes e os números de países atingidos devem aumentar.

É importante salientar que a última vez que a Organização Mundial de Saúde declarou uma pandemia foi em 2009, referindo-se a uma nova cepa de Influenza H1N1, que alguns pesquisadores estimam ter infectado perto de 1 bilhão de pessoas nos primeiros seis meses e matado centenas de milhares no primeiro ano de detecção. Os números do Covid-19 estão muito aquém disso e tomara que diminuem ainda mais.

Foto: Anna Shvets / Pexels

Em razão do quadro apresentado, uma coisa é importante no momento: não entrar em pânico. A população pode buscar os serviços médicos quando apresentar os sintomas iniciais do vírus, como febre baixa, tosse, dor de garganta e coriza. Para isso, o Ministério da Saúde está reforçando ainda mais a capacidade assistencial da atenção primária durante a emergência do coronavírus. Estudos indicam que a maioria dos casos de Covid-19 são mais leves e poderiam até ser atendidos em postos de saúde.

O Ministério da Saúde tem frisado que não é situação para alarmismo generalizado, já que de certa forma, era esperada certa expansão na circulação do vírus. E, novamente, a recomendação é para que as pessoas entendam e se conscientizem de que se trata de um problema de saúde pública, para o qual a prevenção não depende somente das ações governamentais, mas, principalmente, da própria população.

A orientação é por medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Utilizar lenço descartável para higiene nasal e evitar tocar olhos, nariz e boca, sem que as mãos estejam limpas. Fazer limpeza das mãos com frequência, aliás, é um caminho para se prevenir o contágio não somente do Covid-19, mas de várias doenças.

Medidas de profilaxia precisam ser adotadas, sem, contudo, dar ao problema dimensão maior do que ele tem. A situação não é para pânico, mas para cuidados extras na prevenção.

Compartilhe esta notícia: