Dicas do Bombeiro Educador – hemorragia, o que fazer?

Compartilhe esta notícia:

Por: Luciano Azevedo*

Hemorragia ou sangramento significa a mesma coisa, isto é, sangue que escapa dos vasos sanguíneos (artérias, veias ou capilares). Podem ser definidas como uma considerável perda do volume sanguíneo circulante. O sangramento pode ser interno ou externo e em ambos os casos são perigosos.
Para melhor compreender o significado de uma perda sanguínea, é importante relembrar as cinco funções do sangue.

São elas:

  • Transporte dos gases = oxigênio e gás carbônico em combinação com a hemoglobina.
  • Nutrição = transporte de nutrientes através do plasma
  • Excreção = de substâncias nocivas ao organismo.
  • Proteção = através dos glóbulos brancos.
  • Temperatura = controle da temperatura corporal.

Gravidade das hemorragias

Depende de alguns fatores como; se é arterial ou venoso; origem do sangue; quantidade de sangue perdido; idade, peso e condição física da vítima; se afeta a respiração.
Inicialmente as hemorragias produzem palidez, sudorese, agitação, pele fria, fraqueza, pulso fraco e rápido, baixa pressão arterial, sede, e por fim, se não controladas, estado de choque e morte.

Tipos de curativos
Curativo Compressivo = recomendado para controlar sangramento em ferimentos. A compressa de gaze é perfeita como compressivo, pois adapta-se a maioria dos ferimentos, na falta da gaze pode-se utilizar um pano limpo.
Aplique pressão manual sobre o ferimento, por meio de curativo, até que a hemorragia cesse ou diminua; a pressão contínua é mantida com a aplicação firme de uma atadura sobre a parte lesada.

Curativo Oclusivo = utilizado em ferimentos aspirantes do tórax ou ferimentos abertos no abdômen . Geralmente é feito com papel aluminizado (Manta aluminizada) (Não é papel aluminizado utilizado na cozinha) ou plástico esterilizado.
O papel aluminizado por não ser aderente é o mais recomendado para fazer o curativo. Este material pode ser usado também para envolver bebês recém nascidos, pois tem a propriedade de manter a temperatura corporal.

Como agir em uma hemorragia externa?

  • Comprima diretamente sobre a ferida com sua mão (protegida por luva descartável), ou com a ajuda de um pano limpo ou gaze esterilizada, para prevenir a infecção.
  • Mantenha a região em uma posição mais elevada que o resto do corpo, para diminuir o sangramento.
  • Se possível, fixe o curativo com uma atadura de crepe.
    Se o sangramento persistir após uma aplicação de curativo, não o remova e coloque outro curativo sobre o primeiro exercendo uma pressão mais adequada.
  • jamais utilize torniquete para para estancar um sangramento, pois esse procedimento pode causar gangrena do membro afetado devido a falta de irrigação sanguínea para a parte abaixo do torniquete. Este procedimento é permitido exclusivamente em situações de amputação traumática como ultimo recurso.
  • Não faça compressão manual quando suspeitar de fratura no membro afetado.
  • Acione o serviço de emergência pelo telefone 192 (SAMU) ou 193 (Corpo de Bombeiros)

Hemorragia interna

O sangramento interno é difícil de identificar e resulta, geralmente, de trauma fechado ou de certas fraturas (como fratura pélvica). Embora não seja visível, o sangramento interno pode ser bastante sério, até mesmo fatal, pois pode provocar choque rapidamente.
Você deve suspeitar de sangramento interno com base nos sinais e sintomas, assim como no mecanismo da lesão.
Na hemorragia interna, a perda de sangue não é evidente, mas pode ser vista através de sinais que a vítima possa apresentar como palidez, suor frio, tontura, pulso fraco, lábios e dedos arroxeados e sede.

Nesses casos, deve-se chamar o socorro especializado (SAMU – 192). Após isso, coloque a vítima deitada e mantenha contato com ela, conversando, com o objetivo de avaliá-la. Veja se ela se encontra lúcida e orientada em relação a sua identificação, ao que aconteceu, onde se encontra. Espere o socorro chegar e não forneça nenhum líquido à vítima. Além disso, lateralize sua cabeça, caso NÃO haja suspeita de lesão na coluna cervical, de modo que evite engasgo, caso ocorra o extravasamento de sangue em forma de vômitos.

Prevenção Salva Vidas e Evita Acidentes

Siga-nos também no Facebook!

Pagina @BombeiroLucianoAzevedo

Grupo: @DicasDoBombeiroEducadorLucianoAzevedo

Compartilhe esta notícia: