Coronavírus: Instituto Butantan orienta forma correta de lavar as mãos

Compartilhe esta notícia:

Órgão do Estado tem página especial na internet com informações e orientações importantes a respeito do vírus e da doença provocada por ele.

O Instituto Butantan, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, mantém uma página especial no portal da entidade com conteúdo multimídia sobre o novo coronavírus, com informações e dicas sobre prevenção e combate à doença. Em um dos vídeos, o instituto orienta a forma correta de lavar as mãos (veja acima). A higienização é uma das principais formas de prevenção a COVID-19, como é chamada a doença provocada pelo novo coronavírus.

Na página especial criada pelo Butantan há outros vídeos, imagens e seção de perguntas e respostas sobre COVID-19, que buscam esclarecer os internautas a respeito da enfermidade. Na quarta-feira (11), a Organização Mundial de Saúde classificou como pandemia o cenário da doença pelo planeta, conceito usado quando são registrados casos em todos os continentes.

Imagem obtida por microscopia eletrônica de varredura; os vírus foram colorizados de amarelo e a membrana da célula infectada, ao fundo, recebeu uma cor acinzentada – Foto: Divulgação/NIAID/RM

“Temos períodos do ano com maior aparecimento de determinada doença. Os coronavírus sempre foram muito mais atuantes no inverno. Pergunta-se muito o porquê disso, que está relacionado à temperatura. O inverno tem um ponto: os ambientes fechados, sem a circulação de ar, que dão ao vírus mais chances de entrar em contato com outra pessoa”, explica a diretora do Laboratório de Virologia do Instituto Butantan, Viviane Botosso, ao Canal Butantan, no YouTube.

“O Instituto Butantan faz parte de um esforço mundial pela busca da nova vacina contra o vírus, uma iniciativa conduzida pelo National Institutes of Health, órgão de saúde dos Estados Unidos”, salienta o coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus no Estado de São Paulo, David Uip.

Criado em 1901, o Instituto Butantan tem em sua origem atividades voltadas à resolução dos problemas de saúde pública. Trata-se de um centro de pesquisa biomédica importante e com larga experiência na produção de imunobiológicos, com capacidade para produzir mais de 100 milhões de doses de vacinas e soros por ano.

* Com informações do Portal do Governo de São Paulo

 

Compartilhe esta notícia: