Vérnix caseoso: o que é? entenda tudo sobre essa proteção natural do bebê

Compartilhe esta notícia:

Até o terceiro trimestre de gravidez, forma-se sobre a pele do bebê uma substância  parecida com uma pasta. Essa pasta é o ‘vérnix caseoso’, que serve para facilitar a passagem pelo canal vaginal na hora do parto, mas o vérnix caseoso é muito mais do que isso!

Ainda na placenta, ele permite que a pele amadureça mesmo em um meio líquido dentro da bolsa. Composto de gordura e mais de 20 tipos de proteínas, essa espécie de protetor é considerada uma importante frente de defesa no começo da vida, pois diminui o risco de infecções transmitidas pelo líquido amniótico.

Bebês muito prematuros têm pouco vérnix, assim como os que nascem depois das 40 semanas de gestação. Meninas costumam ter mais, mas a quantidade varia mesmo de neném para neném.

Independente da quantidade, mantê-lo é muito importante para a saúde do recém-nascido. “O vérnix faz com que o bebê perca menos calor, é cicatrizante e regula o ph da pele”, destaca Kelly Oliveira, pediatra de São Paulo autora da página Pediatria Descomplicada, no Facebook. 

Para garantir a proteção, o ideal é adiar o banho por 24 horas depois do parto.

Mãe segurando recém-nascido coberto por vérnix (Foto: Hardie Photography/Instagram)

A questão da temperatura por si só já vale reconsiderar a limpeza. “O recém-nascido chega a perder meio grau de temperatura corporal a cada minuto, o que é perigoso, e o vérnix age como isolante térmico, mantendo-o aquecido”, aponta o Dr. Domingos Mantelli, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim, em São Paulo.

“Depois do parto, praticamente não há bactérias na superfície corporal. E como o vérnix é ácido, permite a passagem só das bactérias que são necessárias para nossa sobrevivência, que colonizam a pele de maneira saudável”, declara a médica, Silmara Possas, neonatologista do Hospital Pequeno Príncipe em Curitiba.

Quando o vérnix vai embora

Não há comprovações dos benefícios depois das 24 horas. Mesmo depois disso, a higiene da pele do recém-nascido não precisa ser pesada. Um exemplo disso é o primeiro banho,  que deve limpar, mas sem esfregar ou tentar remover manualmente o vérnix da pele, que tende também a ser absorvido pela pele com o tempo.

“Por conta da fragilidade da pele, o bebê deve manter seu sebo natural no corpo”, orienta Silmara. “É claro que devemos manter a higiene, mas os alvos do sabonete devem ser somente os pés, axilas, cabeça e órgãos genitais. Nas outras regiões, basta passar água”, aconselha a neonatologista.

Compartilhe esta notícia: