Subseção da OAB de Taquaritinga recebe homenagem da Câmara

Compartilhe esta notícia:

A Sessão Solene do Dia Internacional da Mulher, realizada na noite de segunda-feira, 9 de março, na Câmara de Taquaritinga também foi marcada por uma homenagem aos 40 anos da 75.ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Taquaritinga. O vereador Valcir Zacarias entregou um diploma de Honra ao Mérito à instituição, instalada no município em 22 de fevereiro de 1980.

A OAB local reúne os advogados militantes na cidade sede da Comarca e também em Santa Ernestina, Cândido Rodrigues e Fernando Prestes.  Atualmente, é presidida pela Dra. Fabiana Vieira Vazquez, que tomou posse no dia 7 de fevereiro do ano passado. Dra. Fabiana, aliás, é a primeira mulher a presidir a OAB.

A Subseção já foi dirigida pelos doutores: José Badui Tannus, que foi o primeiro presidente, Francisco Deolindo Locilento, Sidnei Conceição Sudano, João Storino, Geraldo Ruberval Ziliolli, Savério Carlos Calderazzo (falecido), Marcos Nogueira Rangel Faber, Eduardo Henrique Moutinho (vereador da atual legislatura) e Roberto Yoshikazu Ogasawara.

De acordo com o livro “Taquaritinga, História e Memória”, de autoria do professor e advogado Dr. Milve Antonio Peria, editado pela Câmara em 2016, a informação da criação da Subseção da OAB em Taquaritinga foi transmitida ao então prefeito, Dr. Sérgio Schlobach Salvagni, pelo presidente da Seccional de São Paulo, Dr. Mário Sérgio Duarte Garcia. O Egrégio Conselho da Seccional realizou a sessão em 11 de dezembro de 1979 e transmitiu a informação nos primeiros dias do mês de janeiro de 1980.

A criação da Subseção da OAB ocorrera em 11 de dezembro de 1979. A sessão de instalação foi realizada 41 dias depois, em 22 de fevereiro do ano seguinte, com a abertura formal efetuada pelo Dr. Jeyner Valério, presidente da Subseção de Jaboticabal, à qual os advogados de Taquaritinga estavam subordinados até então. Dr. Jeyner Valério nomeou como presidente dos trabalhos de instalação o Dr. Horácio Ramalho (1906-1987), decano dos advogados locais. Em seu discurso, Horácio agradeceu o apoio que os advogados de Taquaritinga sempre receberam da Subseção de Jaboticabal e exaltou o trabalho da OAB em todo o País e que deve ser continuado em nossa cidade, sempre em Defesa dos Direitos Humanos.

 Em seguida, foi nomeado o Dr. João Douglas Valério como secretário ad hoc. Foi dado início aos trabalhos de votação para a escolha dos dirigentes da nova Subseção. Finda a apuração, estava eleita a primeira Diretoria da Septuagésima Quinta Subseção da OAB em nossa cidade, que ficou assim constituída: presidente: Dr. José Badui Tannus; vice-presidente: Dr. Antônio Tadeu Gomeri; secretário: Dr. Francisco Deolindo Locilento; e tesoureira: Dra. Maria Tereza F. Gambugge.

Estava consumado o sonho de Taquaritinga ter sua própria Subseção. Depois disso, foram muitos os esforços para a melhoria da estrutura voltada aos operadores do Direito na Comarca, entre elas as lutas pela criação e instalação da segunda, da terceira e da quarta vara judicial e também de novas promotorias. Tudo para dar celeridade aos feitos.

No último dia 4 de fevereiro, a Comarca de Taquaritinga completou 112 anos. Desses, a OAB Taquaritinga já participa de 40 anos trabalhando no aprimoramento de seus advogados, proporcionando cursos, trazendo conhecimento e qualificação. E possibilitando também o congraçamento e a união de uma categoria profissional imprescindível para a garantia dos direitos individuais, difusos e coletivos.

Em seu discurso, Dra. Fabiana Vazquez destacou o papel social da OAB. “Desde 1986, a nossa Subseção presta assistência judiciária gratuita às pessoas que não têm condições de pagar um advogado particular. Estamos presentes em diversas discussões envolvendo os direitos da classe e da nossa maior autoridade, que é o cidadão”, observou.

Ela elencou as áreas de atuação, por meio das comissões da Assistência Judiciária, Comissão de Prerrogativas, Comissão de Ética e Disciplina, Comissão do Meio Ambiente Proteção aos Animais, Cultura e Eventos, Jovem Advocacia, Mulher Advogada, Informática Jurídica, a OAB Concilia que atua junto ao Cejusc, a OAB Vai à Escola, Ação Social e Cidadania, Esportes, Diversidade Sexual e de Gênero, da Criança e Adolescente e Direitos Humanos.

 *Assessoria de Imprensa CMT

Compartilhe esta notícia: