Bispo Diocesano divulga Orientações Pastorais sobre os cuidados com o Coronavírus durante celebrações religiosas

Compartilhe esta notícia:

O Bispo Diocesano de Jaboticabal, Dom Eduardo Pinheiro da Silva, SDB, está recomendando aos diocesanos, iluminados pela Campanha da Fraternidade, convida a todos a preservar, defender e cuidar da vida, dom e compromisso. “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”, considerando a proliferação do Coronavírus, já presente em tantos países, inclusive no Brasil, com intuito de colaborar no combate a este mal, fez a seguinte determinação:

  • Que nas celebrações litúrgicas não se dê o abraço da paz e nem se reze a oração do Pai Nosso de mãos dadas;
  • Que os Ministros Ordenados e Extraordinários, bem como coroinhas e acólitos, lavem bem as mãos antes e após as celebrações;
  • Que a Sagrada Comunhão Eucarística seja distribuída somente na espécie do Pão e diretamente na mão dos fieis;
  • Que evitem-se abraços nos cumprimentos entre os fieis, inclusive beijos na mão dos sacerdotes, anel pastoral do bispo etc.
Bispo Diocesano de Jaboticabal, Dom Eduardo Pinheiro da Silva, SDB

“Convoco a todos ao cumprimento destas orientações que, somadas às dos órgãos governamentais, certamente minimizarão o impacto desastroso deste mal a mais que nos desafia na preservação do dom da vida dado por Deus. Continuemos elevando preces a Deus, suplicando sua misericórdia e compaixão para com toda a humanidade, libertando-nos de todo o mal e de toda doença. Peço também que ao final da Oração dos fieis, seja rezada a oração abaixo indicada”:

“Senhor, Deus de toda bondade, que, movendo-se pela ternura e compaixão, em vosso Filho Crucificado, venceste o pecado e a morte, unidos como Igreja ungida no vosso Santo Espírito, suplicamos confiantes que afasteis de nós todo o mal e toda doença. Pedimos-vos pelas vítimas do Coronavírus em todo o mundo. Que sintam vossa proteção e ajuda. Voltei vosso olhar amoroso para todos os vossos filhos, livrando-os do contágio e da proliferação desta doença. Auxiliai os agentes da saúde em seu delicado serviço neste momento e iluminai aqueles a quem destes o dom da medicina para que, tão prontamente, encontrem cuidados e tratamentos eficazes no combate a este mal. Ensinai-nos a defender e a cuidar da vida como bons samaritanos para que, a exemplo de vosso Filho Jesus, sejamos capazes da caridade que alcança o coração de nossos irmãos, levando a todos a Vida Plena que de vós procede. Vos pedimos por Ele que é Deus convosco, na unidade do Espírito Santo. Amém”.

Compartilhe esta notícia: