Segundo cientistas, pesticidas e a poluição podem causar a completa extinção dos vaga-lumes

Compartilhe esta notícia:

Segundo mostrou um novo estudo, os vaga-lumes, assim como as abelhas, estão correndo um grande risco de entrarem em extinção. Das mais de 2000 espécies que existem catalogadas ao redor do mundo, muitas delas estão enfrentando uma perda considerável em sua quantidade de exemplares. O inseto é reconhecido por sua bioluminescência e fomenta o ecoturismo em lugares onde vivem em massa, formando um grande grupo de pequenas e encantadoras luzes.

Mas, os benefícios do vaga-lume para a humanidade acabam sendo diminuídos devido a sua beleza, fazendo com que ele seja reduzido apenas a entretenimento. Porém, o inseto é de grande importância para a economia, pesquisas no ramo da medicina e são, em si, uma grande fonte de nostalgia que pode proporcionar doses de felicidade em quem entra em contato.

 

Entre os principais fatores que podem extinguir de vez a vida dos vaga-lumes da Terra estão o uso de pesticidas, além de perda do habitat o maior aniquilador do vaga-lume e até poluição luminosa. Ou seja, a intervenção humana é um dos grandes causadores da perda de vaga-lumes ao redor do mundo.

A diminuição das espécies pode ser preocupante tanto pela diminuição do ecoturismo em lugares como Japão, China e Malásia, quanto pelo impacto que a medicina sofrerá.

Os vaga-lumes tem sido essenciais na pesquisa para tratamento do câncer, pois como aponta uma pesquisa realizada pela University College de Londres, o vaga-lume pode realmente ajudar a destruir as células cancerígenas de um indivíduo.

Sendo assim, a perda do vaga-lume não só representa uma diminuição das espécies pelo mundo, mas um grande impacto para grandes áreas, como turismo e medicina.

Compartilhe esta notícia: