Carnaval e sustentabilidade na avenida

Compartilhe esta notícia:

Professora de Design de Moda da Uniara dá dicas de fantasias e roupas, com base no reaproveitamento e na minimização de custos.

A sustentabilidade, mais do que nunca, faz-se necessária atualmente, e o carnaval também deve estar inserido nesse modelo de desenvolvimento. A professora do curso de Design de Moda da Universidade de Araraquara – Uniara, Érika Ferreira (foto), dá dicas de fantasias e vestimentas para os foliões gastarem pouco e reutilizarem suas roupas, e declara: “Carnaval é uma época para se olhar o que tem em casa antes de sair comprando”.

“Com a questão da sustentabilidade em evidência, sugiro, para quem quer curtir o carnaval sem gastar muito com fantasias, que pegue algo que já tenha em casa, escolha um tema que ache interessante e reaproveite e customize suas roupas. Algumas lojinhas têm bastantes opções a custos reduzidos, como lantejoulas, brilhos e plumas, com os quais pode-se montar a ideia, por exemplo. O ‘faça você mesmo’ está muito em alta e, além de evitar o consumo de algo que, muitas vezes, usará só uma vez, é possível aproveitar o carnaval de uma maneira alegre”, comenta Érika.

A simplicidade das criações também é uma boa alternativa, de acordo com ela. “Pode-se confeccionar fantasias divertidas, usar plaquinhas com frases e combinar blocos. Muitas vezes, não é necessário estampar uma camiseta, de modo que o custo é minimizado. Além disso, o bom humor ‘fala alto’ nessa época”, diverte-se a professora.

Outra sugestão dada pela docente é “pegar uma camiseta que não usa tanto, seguir um tutorial e customizá-la, como cortá-la fazendo franjas ou aumentar o decote, e usar um top por baixo”. “O reaproveitamento é palavra-chave e, para quem prefere usar roupa ao invés de fantasia, temos um ano muito colorido: em 2020, as cores vieram com tudo, sendo que a paleta dos neons está em destaque – rosas, verdes, azuis. ‘Jogue-se’ nas cores, pois o carnaval já ‘pede’ isso. Moramos em um país tropical e as cores são nossas melhores amigas. ‘Desenterramos’ o color blocking, então, você pode usar uma camiseta de uma cor e um short de outra, assim como o calçado”, diz.

Em relação a maquiagens e acessórios, “pode-se também abusar de rabo de cavalo e fitas no cabelo”. “É bom dar uma olhada em casa para fazer esse reaproveitamento com alguma bijuteria que não esteja usando, ou usar uma bolsa colorida que, além de levar seus pertences, e a água deve fazer parte disso, você está reaproveitando. Assim, usa uma roupa confortável e que tem seu estilo pessoal”, destaca a professora.

O glitter é uma boa pedida, segundo Érika. “Os tons neutros ficaram um pouco mais ‘de escanteio’, e os tons rosados estão muito em alta, como também azul e verde, os quais não estávamos vendo tanto em maquiagem, mas que voltaram com tudo. Aproveitamos que o carnaval é uma festa bem democrática, e assim, pode-se brincar de fingir que está fantasiado e colocar sua criatividade em prática”, aconselha.

Já os calçados, “quanto mais confortáveis forem e quanto menos riscos você correr, melhor”. “É bom usar um tênis de cano baixo, por exemplo. Como é uma festa de ‘empurra-empurra’, é melhor que esteja com um calçado fechado, e evitar salto alto ou com solados escorregadios, para preservar a segurança”, recomenda a docente.

Também para o carnaval, outra dica de Érika são os croppeds na altura do umbigo. “As meninas gostam muito, de modo que é possível reaproveitar uma camiseta. E o branco também está em alta, é uma cor fresca e combina com nosso clima. Com um look todo branco ou off white, pode-se colocar um ponto de cor no assessório, no cabelo ou no brinco, e já está na moda, combinando com o clima de folia”, aponta.

Os penteados, acessórios nos braços, lenços, bandanas, crochês, rendas e bolsinha de palha também estão na lista de sugestões de Érika. “Os metalizados também são uma boa, assim como paetês. Nessa época, nosso gosto pode se destacar e você vê o que tem no armário. Saias são indicadas, mas bermudas são mais confortáveis para se sentar. Para os homens, vale uma regata ou algo de malha, bem leve, visto que o ambiente de folia é bem abafado”, finaliza.

Informações sobre o curso de Design de Moda da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Compartilhe esta notícia: