Economia: Turismo brasileiro cresce 2,6% em 2019

Compartilhe esta notícia:

Mês de novembro foi o que apresentou maior crescimento para o setor, com aumento de 3,8% em relação a 2018.

De janeiro a novembro de 2019, o índice de atividades turísticas no Brasil cresceu 2,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado na última terça-feira (14).

Nesse período, nove das 12 unidades federativas pesquisadas registraram crescimento. Os destaques ficaram com os estados do Ceará (5,4%), seguido por São Paulo (5,1%), Minas Gerais (2,5%) e Rio de Janeiro (2,3%).

Nove estados registraram o crescimento de janeiro a novembro do ano passado – Foto: Ministério do Turismo

O mês de novembro foi o que apresentou maior crescimento para o setor, com aumento de 3,8% em relação a 2018. Nesse mês, os estados que mais se destacaram foram São Paulo e Rio Grande do Sul, que tiveram alta de 5,8%, seguido do Rio de Janeiro (4,8%) e Minas Gerais (4,2%). Ainda segundo a pesquisa, os setores hoteleiros, de locação de automóveis e de serviços de catering e bufê foram os que registraram maior crescimento.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, reafirmou a relevância do setor para a economia brasileira. “Os dados mostram que o nosso trabalho está surtindo efeito. Estamos no caminho certo, levando o país para um desenvolvimento econômico sustentável, sempre com o objetivo de potencializar o turismo e gerar renda e emprego para a população”, comentou.

* Com informações do Ministério do Turismo

Compartilhe esta notícia: