Como conquistar uma vaga no mercado de trabalho em 2020

Compartilhe esta notícia:

Saiba como se preparar desde o momento de transição até os primeiros dias no novo emprego.

Estima-se que mais de 12 milhões de brasileiros estejam desempregados, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A previsão do mercado financeiro é de uma expansão de 2,2% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2020. Na esteira deste crescimento, a abertura de novos postos de trabalho deve se tornar uma constante – a própria Organização Internacional do Trabalho (OIT) já coloca taxas menores de desemprego para o país no ano que vem.

Para aqueles interessados em encontrar uma oportunidade, veja dicas desde o momento da elaboração do currículo até os primeiros dias na nova vaga, de acordo com Marcelo de Abreu e Silva, vice-presidente do Grupo Employer e CEO do Banco Nacional de Empregos (BNE).

Na fase de transição

– Mantenha-se atualizado: Procure boas fontes de informação e saiba o que de mais importante está acontecendo no país.

– Realize cursos: Diversas instituições de ensino de renome oferecem cursos online – muitos deles totalmente gratuitos. Procure agregar conhecimentos que possam somar ao seu currículo, inclusive assistindo palestras e webinars.

– Aposte no networking: Um dos melhores caminhos para encontrar oportunidades está em manter o contato atualizado com colegas e pessoas que estejam trabalhando na área.

Currículo

– Não esqueça as informações básicas: Nome completo, contatos e e-mail devem estar na formatação do seu documento. Afinal de contas, como o recrutador vai encontrá-lo?

– Menos é mais: O currículo não deve passar de duas páginas. Seja objetivo, condensando os dados mais importantes, experiências anteriores, metas atingidas e desafios superados de forma sucinta.

– Personalize: Cada empresa tem uma necessidade específica. Reorganize as informações mais importantes, de acordo com a companhia, o segmento de atuação e a função.

– Seja honesto: Não inclua informações falsas, especialmente relacionadas às línguas, cursos e formações.

– Cuide de suas redes sociais: As empresas estão de olho em suas redes sociais. Use-as de forma inteligente, evitando entrar em conflitos e expor demasiadamente sua vida pessoal.

Preparação para entrevista

– Questione o recrutador: Qual será o tipo de entrevista? Há dinâmicas de grupo, as entrevistas diretas com os profissionais ou comportamentais. Isso vai dar mais subsídios para se preparar.

– Pesquise a companhia: Assim como a empresa está selecionando e tem algumas ideias a seu respeito, entenda quais os mercados nos quais a companhia atua, quais produtos, serviços ou soluções vende, entre outros pontos importantes.

– Antecipe dúvidas: Deixe marcadas questões que possam surgir a respeito da função antes da entrevista. Dessa forma, reduz-se a chance de esquecer perguntas devido ao nervosismo.

– Pratique respostas: As entrevistas contam com perguntas-padrão: conheça o seu currículo; explique os motivos de saída de empregos anteriores; os principais aprendizados e desafios das funções exercidas; seus pontos fortes e fracos, entre outras possibilidades.

Dicas na entrevista

– Seja pontual: Chegue no horário. Se o candidato não consegue chegar na hora para a entrevista, quem garante que ele será pontual durante o trabalho?

– Saiba qual o salário médio: A Startup Salário BR calcula as médias salariais de diversas funções do mercado brasileiro de forma regionalizada, a partir das informações disponíveis no Banco Nacional do Emprego (BNE). Com isso, é possível estimar o salário e justificá-lo ao entrevistador.

Assumiu a vaga

– Esteja disposto a aprender: Suas credenciais o levaram ao posto de trabalho, mas cada empresa tem a sua cultura e processos. Procure ouvir mais e falar menos.

– Alinhe expectativas: Converse com os superiores e colegas para entender o que esperam do seu desempenho e, quando tiver a oportunidade, peça feedbacks. Saiba quais são as métricas usadas para mensurar a sua performance.

– Construa relações: Desenvolva o contato com os superiores, colegas e pessoas de outros segmentos com quem haverá a necessidade de lidar no dia a dia.

Em caso de proposta

– Saiba dizer não: Depois de empregado, é comum receber novas propostas. Caso isso aconteça, é importante responder de forma educada ao convite, sem fechar as portas para o futuro, e dentro do prazo estabelecido. Evite prorrogar a decisão por respeito à companhia atual e ao possível futuro empregador.

Compartilhe esta notícia: