Pesquisa IZ em bem-estar animal na produção de bovinos é premiada em conferência internacional

Compartilhe esta notícia:

A relevância do conhecimento ao novo paradigma de bem-estar animal na cadeia de produção, assim como a legislação regulamentadora, abre as portas para difusão de resultados de pesquisas que contribuem com a Medicina Forense Veterinária. A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, com a equipe de pesquisadores do Instituto de Zootecnia (IZ/Apta), participou, em novembro, da Forensic Med Vet Conference, evento internacional realizado em São Paulo, e teve trabalho premiado.

A Conferência envolveu profissionais nacionais e internacionais de diversas áreas,  ofereceu uma excelente oportunidade para apresentação de trabalhos científicos e favoreceu aprimorar o conhecimento sobre a medicina forense veterinária em caráter interdisciplinar, além de ampliar o networking.

Neste evento a equipe composta pelo pesquisador do IZ, Jackson Barros do Amaral; a bolsista do Centro de Integração Empresa-escola CIEE Ana Carolina Lopes Batista, acadêmica de Medicina Veterinária de UNIFAJ, Jaguariúna/SP; a estagiária Elaine Jaqueline Hans, acadêmica em Medicina Veterinária de mesma universidade; e  Alessandra S. d’Alencar, médica veterinária da Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco/PE submeteu três trabalhos científicos sobre o assunto.

Segundo Jackson, os trabalhos apresentados são inéditos e pioneiros na área de animais de produção e agregaram conhecimentos na saúde e bem-estar de bovinos. “Buscamos mostrar ao produtor a importância de se adequar às legislações vigentes e às mudanças de paradigmas na cadeia de produção de carne e leite.”

Dos três resumos encaminhados, dois foram selecionados para apresentação oral e pôster.  O trabalho “Parâmetros Clínicos para Elaboração de Laudo Pericial nas Podopatias em Bovinos Leiteiros” (Clinical parameters for the elaboration of an expert report on podopathies in dairy cattle), apresentado por Elaine Hans, foi premiado como segundo melhor trabalho com padrão científico na modalidade pôster.

As podopatias são afecções multifatoriais de grande impacto econômico na bovinocultura leiteira que acometem o sistema locomotor causando claudicação, dor e sofrimento. Entre elas a laminite é a mais prevalente, estando associada a 60% das demais lesões podais. Não há estudos específicos que discutam parâmetros para elaboração de laudos periciais em bovinos acometidos por podopatias. Este trabalho teve o objetivo de discutir parâmetros clínicos que possam direcionar o perito na elaboração de laudo pericial, necessário na avaliação do bem-estar animal.

“O reconhecimento destes trabalhos, bem como da premiação, são indicadores da importância do conhecimento ao novo paradigma de bem-estar que está sendo imposto na cadeia de produção, assim como a legislação que a regulamenta”, ressaltou Jackson.

Os temas dos trabalhos científicos em apresentação oral foram “Fundamentos da clínica médica e da patologia forense no bem-estar e na síndrome de maus-tratos em bovinos” e “Aplicações da entomologia forense em animais de produção”.

A Conferência contou com a participação de mais de dez palestrantes, sendo dois deles internacionais – Colômbia e Chile. Os trabalhos aprovados serão publicados como Anais do Evento na Revista Brasileira de Criminalística.

Compartilhe esta notícia: