Manejo nutricional correto reduz a mortalidade embrionária e aumenta taxa de fertilidade das vacas de corte

Compartilhe esta notícia:

A estação de monta já começou. Este é o momento ideal para o pecuarista renovar o rebanho, seja incorporando novos touros e vacas ou programando o aumento da produção de bezerros. As condições climáticas são ideais, uma vez que há maior disponibilidade e melhor qualidade das pastagens. “A suplementação nutricional também precisa ser levada a sério pelos pecuaristas, pois ajuda, e muito, a preparar os animais para a reprodução”,  explica João Benatti, gerente de produtos para ruminantes da Bellman/Trouw Nutrition.

Benatti ressalta que uma estação de monta bem feita garante ao produtor maior uniformidade no rebanho, facilitando o acompanhamento do índice zootécnico dos bezerros e controle sanitário da fazenda.

“As tecnologias disponíveis garantem maior índice de sucesso nas taxas de prenhez. A  suplementação mineral específica para esse momento, por exemplo, atende às necessidades nutricionais da vaca e também modula a produção hormonal, elevando a concentração plasmática de progesterona”, explica o gerente de produtos para ruminantes da Trouw Nutrition.

BellMais Fertilidade é formulado especialmente para animais de cria durante a estação de monta ou IATF. O suplemento é enriquecido com ácidos graxos poli-insaturados (AGPI) de cadeia longa, responsáveis por aumentar o nível de circulação de progesterona e, consequentemente, aumento do tamanho do embrião. “Quanto maior o embrião, mais fácil para o organismo da vaca “percebê-lo” e menor será o mortalidade embrionária. Esse é um momento crucial para a redução de perdas no início da gestação”, destaca Benatti.

Experimento realizado pela Trouw Nutrition comparou o uso do sal mineral comum com BellMais Fertilidade. “Verificamos aumento de cerca de 10 pontos percentuais na taxa de prenhez devido a redução da mortalidade embrionária. Também notamos que as vacas concentraram a prenhez no início da estação de monta, fazendo com que os bezerros nasçam mais cedo. Bezerros que nascem antes tem maior peso na desmama. Já na primeira semana de estação de monta tínhamos 30% das vacas prenhes com BellMais Fertilidade, e 19% com o uso do sal comum. Esse resultado é excelente e compensa com larga folga o investimento dos pecuaristas”, ressalta João Benatti.

Compartilhe esta notícia: