2ª Divisão de Exército realiza o Exercício Agulhas Negras 2019

Compartilhe esta notícia:

A 2ª Divisão de Exército realizará, entre os dias 19 e 29 de novembro, no interior do Estado de São Paulo, o Exercício Agulhas Negras, maior e mais complexo adestramento avançado do Exército Brasileiro neste ano. O objetivo do treinamento é manter o estado de prontidão das tropas da Divisão Presidente Costa e Silva em operações ofensivas, defensivas e de cooperação e coordenação com agências, além de exercitar a ação de comando e a capacidade de liderança em todos os níveis. O exercício ainda demarca o coroamento do ano de instrução militar.

A Área de Operações inclui as cidades de Pirassununga, Aguaí, São João da Boa Vista, Analândia, Itirapina, Brotas, Torrinha, Santa Maria da Serra, Barra Bonita, Casa Branca, Santa Cruz das Palmeiras, Dois Córregos, Mineiros do Tietê, Botucatu e Igaraçu do Tietê. Na 23ª edição do Exercício Agulhas Negras, cerca de 4,2 mil militares de mais de 30 unidades do Exército participarão das operações e estarão nas ruas dessas cidades para fins de treinamento.

O Exercício Agulhas Negras é um adestramento previsto no Plano de Instrução Militar do Exército Brasileiro e a realização do treinamento não está vinculada a nenhum contexto de emprego real e recente das Forças Armadas.

Estão envolvidos no exercício, além do Comando da 2ª Divisão de Exército, o Comando da 2ª Região Militar, o Comando da Artilharia Divisionária da 5ª DE, tropas da 11ª Brigada de Infantaria Leve e suas Unidades subordinadas, da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) e suas Unidades subordinadas, da Aviação do Exército, da Brigada de Infantaria Paraquedista, da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea, do 2° Batalhão de Engenharia de Combate, do 12° Grupo de Artilharia de Campanha, do 1° Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN), do 2° e do 8° Batalhão de Polícia do Exército, além de militares do 1° Batalhão de Operações Psicológicas e do 1° Batalhão de Guerra Eletrônica.

O exercício envolverá diversas atividades militares, dentre as quais se destacam deslocamentos de tropa a pé e motorizados, ações com presença de tropa nas localidades, patrulhas, emprego de helicópteros, ações simuladas de incidentes químicos e transposição de curso d’água, entre outras. Ressalta-se que todas as atividades serão supervisionadas com ênfase nas medidas de segurança. Além disso, o exercício em questão não acarretará danos ao patrimônio e ao meio ambiente.

Estão previstas Ações Cívico-Sociais em algumas cidades dentro da área de atuação das tropas, com exposição de material militar, orientação médico-odontológica, realização de atividades lúdicas para as crianças e apresentações musicais.

A presença das tropas buscará não afetar a rotina das localidades onde ocorrerá o Exercício.

2ª Divisão de Exército

A 2ª DE é um Grande Comando Operativo e possui sob seu comando mais de 9 mil militares adestrados e capacitados para cumprir ações de Defesa da Pátria, de garantia dos poderes constitucionais, da lei e da ordem e ações subsidiárias. Contingentes da 2ª DE também participam de missões internacionais de paz.

Compartilhe esta notícia: