Enem: Gabarito do Enem 2019 já está disponível

Compartilhe esta notícia:

O Inep também disponibilizou as versões digitais dos cadernos de prova

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, na quarta-feira (13), os gabaritos com as respostas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019.

Apesar da possibilidade de conferência do gabarito, as notas dos estudantes ainda serão reveladas. Elas serão calculadas usando uma metodologia chamada de “Teoria de Resposta ao Item” (TRI), que leva em consideração a média de acertos total em determinadas questões para calcular a probalidade de “chutes” em questões mais difíceis. O método, apelidado de “sistema antichute” cria um cálculo variável das notas. A previsão é que o resultado final seja divulgado em janeiro de 2020.

São três locais para consulta:

  • site do Enem;
  • portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pela aplicação do exame;
  • aplicativo do Enem disponível nas lojas virtuais de celular.
Candidatos podem consultar o resultado no portal do Inep, no site e no aplicativo do exame – Foto: EBC

As notas

A nota obtida no Enem permite aos estudantes cursar a graduação em universidades públicas e privadas. É possível também conseguir financiamento estudantil e participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade Para Todos (ProUni). Quem tem o sonho de estudar fora do Brasil pode ainda usar a nota para ingressar em cursos de 42 instituições de Portugal, pelo Enem Portugal.

Com informações do Inep

 

Compartilhe esta notícia: