Cidadania: Vídeos em libras vão explicar direitos a surdos e mudos

Compartilhe esta notícia:

Iniciativa é uma parceria do Ministério da Cidadania com o Centro de Integração.

Uma série de vídeos com uma intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) vai levar informações a surdos e mudos sobre seus direitos no acesso a serviços públicos e mostrar os benefícios da Política de Assistência Social. Os primeiros mostram o que é o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Benefício de Prestação Continuada, Cadastro Único e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Confira aqui a lista dos vídeos.

Neste, Ministério da Cidadania explica como funciona o SUAS.

O projeto é uma parceria entre o ministério da Cidadania e o Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee). No total, serão produzidos dezesseis vídeos com a intérprete de libras em primeiro plano, locução off, legendas e ilustrações. Cada vídeo tem duração de cerca de quatro minutos. O Ministério da Cidadania e o Ciee disponibilizarão os vídeos em seus canais do Youtube e redes sociais.

O ministro da Cidadania, Osmar Terra, disse que o lançamento dos vídeos segue o compromisso do governo de fazer com que a comunidade surda e os deficientes de maneira geral se integrem à sociedade. “Esse vídeo vai ter uma imensa repercussão no Brasil todo, vamos colocar nos sites do governo e futuramente cada ministérios vai ter um vídeo como esse com linguagem de sinais para que a comunidade surda, que é grande, entenda melhor o que o governo está fazendo por ela”, disse Osmar Terra.

O superintendente institucional do Ciee, Ricardo Melantonio, destacou que os vídeos vão esclarecer as pessoas com deficiência sobre seus direitos. “Hoje existe a dificuldade da linguagem, de onde encontrar as informações necessárias e, com esse tipo de acesso, fica muito mais próxima a inserção dos deficientes no mercado de trabalho e os direitos que existem no ordenamento brasileiro”, explicou.

Celso Rosa de Souza tem deficiência auditiva e trabalha, há quinze anos, no Ciee. Segundo ele medidas para a inclusão dos surdos e mudos são um avanço. “Isso é muito positivo porque estamos avançando e significa que vamos avançar muito mais. É um estímulo, é inclusão, e isso vai melhorar muito mais a vida das pessoas com deficiência”, avaliou.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2017, quase dez milhões de brasileiros têm deficiência auditiva no país, o que representa cerca de 5% da população.

Compartilhe esta notícia: