Conheça seis dicas de educação financeira para crianças

Compartilhe esta notícia:

Um levantamento divulgado neste mês pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostra que o endividamento atinge 65,1% das famílias brasileiras. A pesquisa avalia as dívidas em várias modalidades, como cartão de crédito, que é o campeão de dívidas, carnês, empréstimo e cheques pré-datados.

O número é preocupante e mostra o quanto a população brasileira é carente de ações de educação financeira para planejar bem o orçamento e adquirir o hábito de poupar para realizar grandes projetos. “Uma boa forma de fazer isso é investir na educação das crianças, para que elas cresçam conscientes da importância de controlar o dinheiro e evitar cair na armadilha do endividamento”, afirma Cesar Augusto Campez Neto, presidente do Sicoob Cooperac, cooperativa de crédito, com agências em Ribeirão Preto e Taquaritinga.

Ele explica que o próprio sistema cooperativista é um modelo mais saudável, já que não cobra taxa de manutenção de conta e divide os resultados com seus cooperados. “Aqui todos somos donos, além disso, nossas soluções financeiras têm taxas mais atrativas do que a rede bancária tradicional”.

Neste mês, que é dedicado às crianças, ele dá algumas orientações para incentivar o planejamento financeiro:

– Dê o exemplo

A criança absorve muito o padrão de vida dos pais. Se as dívidas são uma constante em sua família ela provavelmente seguirá pelo mesmo caminho. Anote suas receitas e faça um controle rígido das despesas para manter o orçamento em ordem e dar um bom exemplo aos seus filhos.

– Incentive-as a poupar

Presenteie a criança com um cofrinho e a incentive a guardar as moedinhas. Vale pedir uma ajuda para os avós, madrinhas e para os próprios pais. Assim ela aprende a importância de poupar para realizar um objetivo em médio e longo prazo.

– Controle a mesada

Se optar por oferecer a mesada explique que uma parte deve ser destinada ao cofrinho. Combine com a criança que algumas despesas ficarão por conta dela, como o lanche escolar durante um dia na semana. Assim ela começa a valorizar o dinheiro.

– Negocie

Geralmente as crianças não têm limites para gastar. Querem comprar tudo o que veem pela frente. Negocie a programação do final de semana. Se combinar de ir ao cinema, explique o passeio à sorveteria ficará para uma outra ocasião.

– Compare preços

Se a criança quer um presente caro de Natal compare com ela quais contas da casa você conseguiria pagar com este valor. Assim ela começa a ter noção dos custos mensais e entende que é preciso fazer uma poupança para conquistar bens de alto valor.

– Faça uma aplicação

Assim que conseguir juntar um dinheiro no cofrinho faça uma aplicação financeira. Assim, além de poupar, a criança entende que aplicar uma parte das suas reservas financeiras ajuda seu dinheiro a crescer.

Sicoob Cooperac – A Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empresários de Ribeirão Preto e Região é uma instituição financeira não bancária, sem fins lucrativos, fundada em 2006. Oferece amplo portfólio de produtos e serviços financeiros.

Possui três agências em Ribeirão Preto: na rua São Sebastião, 675; avenida Dom Pedro I, 642; e avenida 9 de Julho, 791 e uma agência em Taquaritinga, na rua Prudente de Moraes, 661.

Em 2018 a Sicoob Cooperac conquistou o Prêmio Benchmarking, pela 2ª colocação na categoria Clássica-Grande. O reconhecimento foi concedido pelo Sicoob Central Cecresp e avaliou indicadores econômico-financeiros, bom atendimento, transparência na prestação de contas e participação efetiva dos membros dos órgãos de administração e do conselho fiscal.

Compartilhe esta notícia: