Dia 12 de outubro dia de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças

Compartilhe esta notícia:

No 12 de outubro  se comemora o Dia de Nossa Senhora Aparecida, considerado feriado nacional no Brasil. A data presta homenagem a padroeira do país.

O Dia de Nossa Senhora Aparecida foi oficialmente instituído a partir do decreto de Lei nº 6.802, de 30 de junho de 1980.

Devido à importância que esta santa possui em nosso país, em 1946 foi iniciada a construção de um santuário dedicado a santa no estado de São Paulo. O Papa João Paulo II, em visita ao Brasil, no ano de 1980, consagrou a igreja como basílica e Santuário Nacional. Assim, o templo é considerado o maior santuário dedicado à Virgem Maria em todo o mundo.

Sobre a origem da imagem da imaculada, de acordo com a lenda, no ano de 1717, pescadores lançaram suas redes no Rio Paraíba do Sul, com o objetivo de pescar peixes grandes para um jantar especial para o Conde de Assumar.

Eles tentaram muito, mas não estavam conseguindo pescar nada. Quando já estavam quase desistindo, um pescador chamado João Alves, apanhou uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, primeiro o corpo e depois a cabeça, e enrolou-a em um manto. Em seguida, as suas redes que até então vinhas vazias, abundavam em peixes.

17 anos depois do achado, foi construída a primeira capela que rapidamente se tornou um ponto de peregrinação para os viajantes, e pagadores de promessas.

Em 1868, a Princesa Isabel ofertou um manto azul e uma coroa cravejada de diamantes à imagem.

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial em 16 de julho de 1930, por decreto do Papa Pio XII, 50 anos depois, foi decretado oficialmente que o dia 12 de outubro seria feriado oficial no Brasil.

No Dia de Nossa Senhora Aparecida também é celebrado o Dia das Crianças.

Um pouco sobre o Dia das Crianças

O Dia das Crianças no Brasil foi “inventado” por um político. O deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de criar um dia em homenagem às crianças na década de 1920. oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.

Esta data celebra os direitos das crianças e adolescentes, ajudando a conscientizar as pessoas (os pais, em especial) sobre os cuidados necessários durante esta fase da vida.

Tradicionalmente, no Brasil, no Dia das Crianças os adultos costumam oferecer presentes ou proporcionar atividades especiais e de entretenimento para os mais jovens.

Compartilhe esta notícia: