Vacina polivalente contra pneumonia bacteriana é disponibilizada no SUS para pacientes de risco

Compartilhe esta notícia:

Vacina contra os 13 tipos mais comuns de pneumococo passa a ser distribuída pelo Ministério da Saúde para pacientes oncológicos, portadores de HIV e transplantados.

Acaba de ser aprovada a distribuição pelo Sistema Único de Saúde (SUS) da vacina pneumocócica conjugada Prevenar 13, o único imunizante que oferece proteção contra as doenças pneumocócicas (como pneumonia, meningite e septicemia) causadas pelos 13 sorotipos de pneumococo mais prevalentes em todo o mundo: 1, 3, 4, 5, 6A, 6B, 7F, 9V, 14, 18C, 19A, 19F e 23F.

Produzida pela Pfizer, a Prevenar 13 é a única vacina pneumocócica conjugada licenciada no Brasil para todas as faixas etárias. Ela beneficiará pacientes imunossuprimidos (com comprometimento do sistema imunológico) a partir de cinco anos de idade. É um grupo de alto risco que engloba pacientes oncológicos, transplantados e com HIV. Na comparação com indivíduos saudáveis, eles apresentam um risco aumentado para desenvolvimento de pneumonia e doenças pneumocócicas invasivas[1].

Em portadores de HIV, por exemplo, a diminuição da capacidade das células de defesa provocada pelo vírus faz com que o paciente apresente um risco para doença pneumocócicas graves até 100 vezes maior em relação a pessoas sem essa condição[2]. A utilização de imunossupressores, ministrados para evitar rejeição em pacientes transplantados, também pode interferir na capacidade imunológica. “Pacientes oncológicos, uma população em crescimento no país, representam outro grupo mais suscetível à doença pneumocócica , uma vez que o sistema imune pode ser enfraquecido pelo câncer e, também, pelos tratamentos à base de quimioterapia ou radioterapia, que afetam as células de defesa”, afirma a diretora médica da Pfizer, Márjori Dulcine.

A imunização ocorrerá nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIEs), do Programa Nacional de Imunizações, distribuídos em todos os Estados do país. As doses estão programadas para chegar nos CRIEs ao longo do mês de outubro. É possível conferir os endereços das unidades dos CRIEs no portal da Família, da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). Informe-se no CRIE mais próximo de você sobre a disponibilidade da vacina.

Pneumonia: hospitalizações e mortes

A pneumonia é uma doença respiratória provocada por bactérias, vírus ou fungos. Três a cada 10 casos diagnosticados estão associados à bactéria pneumococo3. De acordo com a OMS, o Brasil está entre os 15 países do mundo com maior incidência de quadros de pneumonia causados por esse agente[3], que é responsável por 1,6 milhão de mortes por ano em todo o mundo[4].

Neste contexto, a vacinação contra o pneumococo assume um papel fundamental, especialmente para os pacientes de risco. Aprovada no Brasil em 2010, primeiro para crianças entre 6 semanas e 6 anos incompletos, a vacina Prevenar 13, é também disponibilizada nas clínicas particulares com indicação para todos os grupos etários acima de 6 semanas de vida.

Trabalhando juntos para um mundo mais saudável

A Pfizer investe fortemente no desenvolvimento de terapias que ajudem a prolongar e a melhorar a vida das pessoas. Os esforços se concentram na manutenção de um elevado padrão de qualidade e segurança durante os processos de pesquisa, desenvolvimento e manufatura de uma variada gama de produtos para o cuidado com a saúde. Seu portfolio global inclui medicamentos e vacinas, além de alguns dos produtos isentos de prescrição mais conhecidos no mundo. A cada dia, seus profissionais trabalham em prol do bem-estar, da prevenção, dos tratamentos e da cura para muitas das mais importantes doenças da atualidade. Como uma das principais companhias biofarmacêuticas e inovadoras do mundo, por mais de 150 anos a Pfizer vem colaborando com os profissionais de saúde, governos e comunidades locais para apoiar e expandir a atenção e o acesso à saúde, trabalhando para fazer a diferença na vida das pessoas. Para mais informações visite o portal www.pfizer.com.br e as redes sociais da companhia: Twitter, Facebook e YouTube.

Compartilhe esta notícia: