Espaço Integrado de Saúde em Taquaritinga promoveu concurso de poesia referente ao Setembro Amarelo – Mês de Prevenção ao Suicídio

Compartilhe esta notícia:

O espaço PENSARE Desenvolvimento Humano foi recém-inaugurado em nossa cidade com a finalidade de prestar atendimento em prol à saúde emocional dos pacientes com atendimentos que vão desde sessões de terapia, a acompanhamento nutricional, aulas de desenho e inglês. O concurso de poesia foi uma ideia para que pessoas de qualquer idade pudessem se expressar com um tema que muito precisa ser conversado: o suicídio. Setembro é o mês da prevenção ao suicídio, conhecido como setembro amarelo. Com isso, as psicólogas do espaço Vivian Nachbal Guerra e Tamires Moreira, desenvolveram uma ação que gera saúde e conhecimento. O concurso, que teve como tema principal, a depressão e a tristeza, e a seleção foi realizada pelas psicólogas e também pela professora de português do Espaço, Leticia Tatanjo.

“A participação de todos é importante, mas a participação dos jovens é fundamental. Além de se expressarem em forma de arte e escrita, podem debater e conversarem mais sobre esse assunto que é de extrema importância”, comenta a Psicóloga Tamires.

O prêmio ao ganhador é uma aula gratuita com um profissional do Espaço e a publicação e divulgação do poema. A ganhadora foi ELLEN BOSQUETI e você confere a poesia vencedora abaixo.

Poema:

Solidade

Saudades do que se foi e não vai voltar

Foi-se a vontade

Foi-se a alegria

Chegou de mansinho

A melancolia

Solidade

Acompanhada da idade

Das rugas e indisposição

Rosto livre, sereno

Mas que prefere a solidão

Seja jovem ou idoso

Indaga, sozinho

Existe felicidade?

Passa dia

Passa ano

Alma morta, indisposta

Quer sair dessa fossa?

Saia com os amigos, coma, beba

E agora, José?

Vem família, conhecidos

Não vem ninguém

Estou sozinha no mundo

Estás sozinho também?

Chore, grite, procure, peça

Só não quero que desistas

Nem toda causa é indigesta

Nascemos por um motivo

Eu nasci para escrever

Descubra o seu motivo

A gente nasceu pra viver.

Compartilhe esta notícia: