Aplicativo encontra qualquer pessoa do mundo com apenas 3 palavras

Se você já tentou encontrar alguém no meio de um show grande, sabe que isso é quase virtualmente impossível. Em um tempo de Google Maps e tantos outros aplicativos de geolocalização, seria possível achar alguém no meio de uma multidão?

Sim! Você pode utilizar três palavras escolhidas aleatoriamente para marcar a localização exata de 53 trilhões de quadrados, em qualquer ponto do planeta. A ideia, de uma simplicidade ímpar, surgiu da infância do fundador da empresa ‘What3Words’, Chris Sheldrick, que cresceu em uma zona rural de Hertfordshire, Inglaterra.

“Nosso código postal não apontava diretamente para a nossa casa. Acabamos nos acostumando a receber cartas de outras pessoas, ou ter que ficar na estrada acenando para o carteiro”, lembra ele. E depois de dez anos na indústria da música lidando com bandas perdidas em estádios, ele teve a ideia de comprimir a numeração de longitude e latitude (16 dígitos) em algo simples até para uma criança. Junto com um matemático, descobriu que 40 mil palavras seriam suficientes para nomear cada lugar do mundo. 

Qualquer lugar do mundo pode ser achado através de três palavras inclusive uma duna no meio do Deserto. O uso é fácil, basta digitar o localizador de três palavras e o app leva o usuário até o lugar desejado. O aplicativo é gratuito (a empresa fatura licenciando o código que transforma o localizador em coordenadas geográficas similares com as lidas por navegadores de carros).

O What3Words já é usado para orientar drones da empresa Amazon a deixar encomendas na varanda de trás e não na escada da frente das casas. Forças policiais e serviços de emergência do Reino Unido também começaram a usar o aplicativo em salvamentos. Nas Filipinas, a Cruz Vermelha é também usuária do serviço.