Em meio a impasses no cenário político, condições de mercado encerram segundo trimestre com estabilidade

Compartilhe esta notícia:

Resultado reflete fraco desempenho da economia brasileira, crise fiscal e indefinições nas políticas voltadas para o setor.

De acordo com informações atualizadas do Radar Abrainc Fipe, as condições do mercado imobiliário permaneceram praticamente inalteradas ao longo do 2º trimestre, encerrando junho de 2019 com nota média de 4,7 na escala entre 0 (menos favorável) a 10 (mais favorável). O comportamento da nota geral refletiu o equilíbrio entre as melhorias observadas no âmbito do crédito imobiliário e ambiente macro – de um lado – e a leve deterioração do ambiente setorial – de outro. Comparativamente, os resultados finais do último trimestre representam a manutenção da nota geral (4,7 pontos) observada ao final do primeiro trimestre (isto é, em março/2019), um leve recuo de 0,1 ponto no acumulado do ano (dezembro/2018) e um ligeiro avanço de 0,2 ponto nos últimos 12 meses (junho/2018). A despeito das oscilações no período recente, é possível evidenciar sinais de recuperação em quase todas as dimensões monitoradas no horizonte mais amplo, com destaque para avanços nos indicadores de ambiente macroeconômico (via aumento da confiança e do nível de atividade), demanda (via ligeira recuperação do nível de emprego) e crédito (via queda da taxa de juros e aumento na oferta de recursos).

Por outro lado, a leitura histórica do Radar Abrainc-Fipe reforça a necessidade de uma retomada mais vigorosa do nível de emprego formal e da renda como fator condicionante de um cenário mais favorável (sob a ótica da demanda). Além disso, ressalta-se que qualquer prospecto sustentável para o mercado permanece refém de uma melhor definição de programas e políticas voltadas para o incentivo às atividades e ao financiamento do setor.

Acesse o estudo completo aqui.

Sobre a ABRAINC

A ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) foi fundada em 2013 com o objetivo de levar mais eficiência à gestão, qualidade e aprimorar o processo da incorporação imobiliária. Atualmente, a entidade possui 36 incorporadoras associadas, com grande relevância na economia do Brasil e atuação ativa na associação. Seu objetivo é representar essas empresas, fortalecendo o setor e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do País e de suas cidades. A ABRAINC atua em defesa da responsabilidade socioambiental, da ética, da integridade e das conformidades técnica, fiscal e urbanística.

Compartilhe esta notícia: