Robô pousa em asteroide e capta imagens surpreendentes

Algumas imagens captadas pelo robô MASCOT (Mobile Asteroid Surface Scout) na superfície do asteroide “Ryogu”.  Divulgadas na revista Science mostram aspectos do solo que se assemelham ao da Terra. Segundo os autores do trabalho, o aspecto do material presente na foto é similar aos meteoritos encontrados no nosso planeta. Outro fato que interessou a equipe de pesquisa é que as rochas não apresentam poeira.

O resultado foi conseguido graças a sonda japonesa  enviada ao espaço na missão “Hayabusa 2”, que tem como objetivo estudar o asteroide Ryogu, que orbita entre a Terra e Marte e mede cerca de 900 metros. Segundo os cientistas esse material pode auxiliar o entendimento da formação da Terra.

Em 2018, a sonda liberou um robô franco-alemão, na órbita do Ryogu. Após aterrissar, a pequena máquina, durante as 17 horas de duração da bateria, realizou uma série de imagens do solo.

As fotos tiradas na missão são consideradas como um material muito importante, pois podem auxiliar os cientistas a entenderem a formação da Terra e do sistema solar. No entanto, a equipe de pesquisa precisa de mais dados para conseguir analisar com precisão as primeiras hipóteses, por isso o retorno da Hayabusa 2 é aguardado.

Além das imagens da missão, a sonda também coletou materiais para análises, e os cientistas esperam conseguir analisar e comparar as rochas do asteróide com as encontradas na Terra.

Os chamados “ condritos carbonáceos” são os materiais mais antigos encontrados em solo terrestre. A missão da Hayabusa 2 está prevista para terminar em 2020.