Polícia Militar ganha novo Batalhão de Choque na capital e mais dois Baeps no interior

Compartilhe esta notícia:

Piracicaba e Ribeirão Preto serão centrais do 10° e 11° Batalhões de Ações Especiais de Polícia (Baeps).

O cão ARUCK está imaginando a chegada dos seus novos parceiros de trabalho, afinal na segunda-feira (26), o Governo de São Paulo anunciou a criação de mais três unidades especializadas da Polícia Militar. Com o ato, publicado no Diário Oficial do Estado de hoje (27), a instituição passará a contar, na Capital, com o 5° Batalhão de Policiamento de Choque – Canil; e nas regiões de Piracicaba e Ribeirão Preto com os 10° e 11° Batalhões de Ações Especiais de Polícia (Baeps).

Destacamos a criação do  5° Batalhão de Polícia de Choque, a nova unidade em São Paulo ampliará as funcionalidades do Comando do Choque, sendo responsável pela organização e doutrina com cães em todo o Estado. Integrarão o novo batalhão mais de 200 Policiais Militares, com o apoio de 55 viaturas e 60 cães que serão doados.  Os profissionais serão voluntários de todas as unidades da PM que estão passando por entrevistas de análise de perfil para a atividade e passarão por um treinamento com duração de 60 dias e os cães por outro pelo período de um ano. O novo Batalhão de Choque ficará sediado na zona norte da capital paulista. Atualmente, a Polícia Militar tem em seu efetivo canino 296 animais das raças pastor Alemão, pastor Belga Malinois, pastor Holandês, Santo Humberto, Rottweiler e Labrador. Até agosto deste ano, os trabalhos das equipes do Canil já resultaram em 36 prisões e na apreensão de 31 armas e 3,5 toneladas de drogas.

As unidades especializadas foram criadas para combater o crime de maneira mais ostensiva em todo o Estado de São Paulo, já que as equipes atuam de forma semelhante aos padrões do policiamento de Choque. Atualmente, há nove Baeps distribuídos nos municípios de Campinas, Santos, São José dos Campos, São Paulo (zona leste) e Barueri, ABC, São Paulo (Capital), Presidente Prudente e São José do Rio Preto.  A ampliação das unidades vai de encontro ao compromisso do Governo de chegar a 22 Baeps no Estado.

Compartilhe esta notícia: