Parceria entre NASA e ESA promete levar estação espacial que orbitará a lua

Compartilhe esta notícia:

Há tempos se fala a respeito dos planos da humanidade retornar à Lua, para criar por lá uma base de apoio para futuras missões espaciais a outros planetas. Recentemente, a NASA (agência do Governo Federal dos Estados Unidos responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial,), e a Agência Espacial Européia ESA (Escola de Sargentos das Armas) divulgaram os planos de construir uma estação espacial que, assim como a Estação Espacial Internacional, deve permanecer em órbita ao redor do astro.

Segundo Alfredo Carpineti, do site Iflscience!, a estação foi batizada de “Lunar Gateway”  ou em tradução livre, algo como “Passagem Lunar”. Se construída, será colocada em uma órbita de halo (órbita periódica tridimensional que pode ser atravessada por um terceiro corpo próximo), quase retilínea, o que significa que a estrutura deverá percorrer uma trajetória elíptica bastante alongada ao redor da Lua.

A órbita levará 7 dias para completar uma volta ao redor da Lua e, durante o percurso, a estação ficará entre 3 mil e 70 mil quilômetros da superfície lunar. Além disso, para que a estrutura continue nessa trajetória, a estação lunar será equipada com um módulo de propulsão que garantirá que a estrutura não saia de curso.  

Alfredo ainda diz que, a idéia por trás da construção da Lunar Gateway é a de facilitar futuras missões espaciais, uma vez que a estrutura facilitará a viagem entre a Terra e a Lua, além de servir de apoio para viagens mais longevas, como seria o caso de missões ao planeta Marte.

Em ternos de economia de tempo e recursos, a verdade é que o deslocamento tornará menos dispendiosos, pelo menos no que diz respeito ao consumo a de energia.

Com relação à construção da estação, além da NASA e da ESA, outras agências espaciais devem participar do projeto, a expectativa é que a montagem seja iniciada no final de 2022. A adição de módulos deve acontecer ao longo do ano seguinte e, se tudo sair como esperado, uma missão tripulada deverá ser enviada à Lua em 2024.

Compartilhe esta notícia: