Clássico: videogame Mega Drive completa 30 anos

Compartilhe esta notícia:

Confira seis curiosidades sobre o console.

Conhecido como Sega Genesis na América do Norte, o popular Mega Drive é um console de vídeo game de 16 bits da Sega que concorria diretamente com o Super Nintendo Entertainment System no início dos anos 1990.

O console fez grande sucesso na década de 1990, perdendo espaço após o surgimento e popularização da nova geração de consoles de 32 bits, como o Playstation da Sony.

Lançado no ocidente em 1989, o videogame de 16 Bits ajudou a colocar a Sega no mapa, desafiou a hegemonia da Nintendo e conquistou legiões de fãs, muitos deles aqui no Brasil.

No dia 14 de agosto o Mega Drive irá completar 30 anos de seu lançamento no ocidente. O console elevou os jogos domésticos a um novo nível ajudou a estabelecer a Sega como uma das grandes empresas no setor desafiou a hegemonia da Nintendo e até hoje faz o coração dos fãs baterem mais forte.


Para celebra, e relembrar o legado do Mega Drive confira 6 fatos sobre o console: 

  1. Descendente dos arcades:

Antes de conseguir sucesso no mercado de consoles doméstico, a força da Sega estava nos arcades, também conhecidos aqui no Brasil como “fliperamas”. E foi lá que a empresa foi buscar inspiração para seu novo aparelho. O Mega Drive foi baseado na placa System 16, um sofisticado sistema de 16-Bits que foi lançado em 1985 e que serviu de lar para jogos que se tornaram clássicos como Shinobi, Golden Axe, E-Swat, Alien Syndrome, Altered Beast e muitos outros.

  1. O quinto filho:

O Mega foi seu segundo console lançado pela Sega, certo? Errado! O Mega Drive é nada menos que o quinto console doméstico da empresa.

o primeiro console foi o SG-1000, de 1983. O segundo foi o SG-1000 Mark II, uma versão revisada do console anterior com uma carcaça diferente. O terceiro foi o Mark III, uma versão expandida do Mark II com gráficos melhores e mais memória. Este serviu de base para o que no exterior ficou conhecido como Master System, mas que internamente era chamado pela Sega de Mark IV. Por isso, durante o desenvolvimento, o Mega Drive era chamado de Mark V.

  1. Múltiplas identidades:

O Mega foi lançado no Japão com o nome de Mega Drive (que também foi adotado no Brasil e Europa). Mas nos EUA, a Sega teve um problema: uma empresa fabricante de acessórios para computador já tinha registrado esse nome. A solução foi rebatizar o console como “Genesis”. Além da conotação bíblica, o nome representava um “renascimento” da Sega no mercado de videogames nos EUA, já que o Master System nunca fez sucesso por lá.

Na Coréia do Sul ele era conhecido como Super Game Boy e foi distribuído pela Samsung! Isso por causa de leis que dificultavam que empresas japonesas fizessem negócios no país, fruto das tensões entre o Japão e Coréia do Sul devido a um extenso período de ocupação japonesa do país, que só terminou com o fim da segunda guerra.

  1. Mega Drive + Computador =?:

Houve várias tentativas de combinar um Mega Drive com um computador pessoal. A primeira foi o Tera- Drive, da própria Sega, lançado em 1991. Ele combinava um Mega Drive completo com um PC baseado em um processador 286, o que era um problema, pois na época de seu lançamento este chip já estava obsoleto.

A segunda tentativa de combinar um PC e Mega Drive foi o Mega PC, lançado pela inglesa Amstrad em 1993, que foi bem menos ambiciosa: não havia integração entre as duas metades, que simplesmente ocupavam o mesmo gabinete e usavam o mesmo monitor. Para escolher qual “lado” usar, bastava deslizar um painel na frente do gabinete.

As duas “metades” do sistema podiam se comunicar, e um dos softwares que acompanhava o console era o “Puzzle Construction Kit”, que permitia que o jogador usasse o PC para personalizar um quebra-cabeças estilo “Columns” que rodava no Mega Drive.

  1. Ele quase derrubou a Nintendo:

Quando o Mega Drive foi lançado nos EUA, o mercado de videogames domésticos no país era dominado pela Nintendo. Mas graças a uma estratégia bem planejada, que envolveu o desenvolvimento de jogos com ícones da cultura norte-americana (incluindo esportistas como Joe Montana e cantores como Michael Jackson) e uma imagem mais adulta, a Sega foi aos poucos revertendo esta situação.

Em 1994 a Sega chegou a deter 55% do mercado norte-americano de consoles de 16 Bits, e durante quatro anos vendeu mais que a Nintendo na temporada de fim de ano. Em alguns momentos, nos EUA, eram vendidos dois Mega Drives para cada Super Nintendo.

  1. Venderam milhões:

Quase 35 milhões de consoles foram vendidos pela Sega, tornando o Mega Drive, sem dúvidas, seu maior sucesso. Destes, mais de 3 milhões de consoles foram vendidos no Brasil. O jogo mais vendido foi Sonic the Hedgehog, que não por acaso se tornou a mascote da Sega, com 15 milhões de unidades.

E você qual sua lembrança com Mega-Drive?

Compartilhe esta notícia: