Saiba como proteger seu pet dos barulhos dos fogos de artifício

Compartilhe esta notícia:

Por causa da audição muito sensível, animais como cães e gatos detectam o som quatro vezes mais distante do que os humanos.

Durante o período de festas juninas, é comum a queima de fogos de artifício. Porém, a prática não deve ser encorajada, em razão dos riscos de acidentes e queimaduras. Além disso, o barulho dos fogos costuma assustar bastante os animais de estimação, principalmente os cães e gatos.

Por conta da audição muito sensível, ambos detectam o som quatro vezes mais distante do que os humanos. Com isso, podem entrar em pânico e ficar desorientados, o que muitas vezes os levam a sair correndo desesperados e sem rumo, colocando a própria vida em risco.

Para essas situações, é recomendado criar um ambiente tranquilo para acomodar os pets nos momentos de barulho mais intenso. Também ajuda manter janelas fechadas, criar um esconderijo com acolchoados para abafar os estímulos auditivos ou colocar uma música suave tocando em volume que ajude a diminuir o som externo.

Também é importante retirar do ambiente móveis ou objetos que contenham partes com pontas ou de vidro e oferecer um petisco ou um brinquedo para desviar a atenção do animal.

Jogos ou comemorações

Se for possível antecipar o momento em que é provável a queima de fogos, como antes de um jogo da seleção, ou de algum time, por exemplo, é possível minimizar o sofrimento do pet com uma longa caminhada horas antes. A atividade física ajudará o animal a ficar mais relaxado na hora dos fogos.

Além disso, o comportamento do tutor tem papel fundamental na forma como o animal vai encarar essa situação. O dono deve ter cuidado para não reforçar o medo e tentar passar confiança e tranquilidade na hora de se comunicar com o animal de estimação, buscando agir sempre com naturalidade.

Do Portal do Governo

Compartilhe esta notícia: