Setor de eventos movimenta turismo no Brasil e atrai profissionais para o mercado

Compartilhe esta notícia:

Especialista do Senac Jaboticabal ressalta possibilidades de atuação na área e comenta importância da qualificação para ações bem-sucedidas.

O calendário de eventos anuais do Brasil é movimentado pelos mais diversos temas e sustenta boa parte do giro econômico e de pessoas em território nacional. Dados do Ministério do Turismo mostram que, em 2018, 13,5% dos turistas estrangeiros estiveram no Brasil para negócios, eventos e convenções. Segundo Bianca Bernardes, docente da área de eventos do Senac Jaboticabal, o segmento é promissor e ganha força com as comemorações típicas do país, desde eventos de grande porte e destaque internacional, como o Carnaval, até celebrações mais regionais, que movimentam cidades do entorno.

Nesse cenário, ainda de acordo com a especialista, cresce a demanda por profissionais qualificados, aptos a desenvolver um efetivo trabalho técnico na organização, realização e acompanhamento de eventos. “É uma carreira dinâmica, na qual o profissional precisa entender que seu desempenho e também o da equipe envolvida nas iniciativas refletem no retorno financeiro para as empresas, já que impactam diretamente nos gastos de estrutura, na divulgação e no retorno do público.”

Bianca pontua que, para ingressar na área, é preciso ter habilidades que sustentem o relacionamento com clientes, fornecedores, profissionais de marketing, infraestrutura e turismo. As principais funções do profissional de eventos são planejamento, divulgação e comercialização, procedimentos administrativos, coordenação de equipes de execução e serviços de alimentação e bebidas, cerimonial e pós-evento, com o balanço real de como a iniciativa foi para o público.

 “A Festa do Quitute, por exemplo, que acontece em Jaboticabal anualmente para comemorar o aniversário da cidade, envolve um amplo planejamento de todas as ações, afinal, as decisões afetam diretamente o sucesso da feira. Se mal geridas, em casos extremos, as práticas podem ocasionar o fim de algo tradicional na região. Isso afetaria toda uma cadeia de prestação de serviços, como bares, hotéis e restaurantes, que acolhem os turistas”, afirma Bianca.

A vasta possibilidade de atuação no mercado está entre os atrativos da profissão. Segundo a docente do Senac, equipes qualificadas podem trabalhar tanto em empresas voltadas para organização de eventos quanto em hotéis, shoppings, indústrias, ONGs, instituições públicas e privadas, esportivas, religiosas e demais estabelecimentos que realizem qualquer tipo de evento.

Formação profissional

Para quem deseja atuar no setor ou ampliar seus conhecimentos sobre o tema, o Senac Jaboticabal iniciará em agosto uma nova turma do curso Técnico em Eventos. “A formação desenvolve o aluno para atuar de forma assertiva no mercado profissional. Entre os diversos temas que o estudante terá contato, podemos destacar o Código de Defesa do Consumidor, as ferramentas de planejamento, os protocolos de cerimonial, bem como a parte de finanças, marketing e vendas”, diz Bianca. Além disso, o curso também proporciona noções de logística, trabalho em equipe, recepção e segurança do trabalho. “Formamos profissionais completos”, destaca a docente.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no Portal Senac (www.sp.senac.br/jaboticabal) ou diretamente na instituição. Os interessados ainda podem aproveitar a campanha do Senac São Paulo que garante 30% de desconto em todos os cursos livres e técnicos presenciais.

Serviço:

Técnico em Eventos

Data: 5 de agosto de 2019 a 18 de dezembro de 2020

Horário: de segunda a quinta-feira, das 19 horas às 22h30

Local: Senac Jaboticabal

Endereço: Rua 24 de Maio, 831, Centro – Jaboticabal/SP

Informações e Inscrições: www.sp.senac.br/jaboticabal

Compartilhe esta notícia: