Costurando amor: Oficina de Santa Rita atua há 50 anos

Compartilhe esta notícia:

Toda renda angariada pelo grupo é transformada em roupa.

A Oficina de Caridade Santa Rita é uma associação católica que nasceu em Taquaritinga em 09 de fevereiro de 1967 e, desde então, produz centenas de peças que ajudam a vestir crianças em vulnerabilidade social acolhidas em creches municipais, além de confeccionar enxovais para bebês.

As senhoras se ajeitam na frente das velhas máquinas de costura, conversam, divertem-se, colocam a prosa em dia e trabalham sem parar a favor do próximo.

O Padre João Francisco é o orientador espiritual do grupo e, a cada reunião, dá uma palavra de fé para fortalecer o trabalho.

No início, as costureiras voluntárias trabalhavam em suas próprias casas. Com o tempo, a oficina comprou uma sede própria no Jardim Santo Antônio. Contudo, as colaboradoras são, em sua maioria, senhoras de idade com dificuldades para irem até o local e optaram por continuar costurando de suas residências. As reuniões mensais são realizadas no Asilo São Vicente de Paulo, no último domingo do mês.

Vale dizer que para comprar os tecidos e as roupas que compõem os enxovais de bebê, as costureiras contam com a ajuda de munícipes, que doam tecidos e linhas. A oficina sobrevive com as subvenções, as colaborações espontâneas, as rifas e o bazar de Natal.

Atualmente Eduvirgem Aparecida Gonçalves dos Santos é a roupeira que risca os moldes e corta os tecidos, depois as separa para a distribuição. Outras fazem os cueiros, compram roupas de bebê e confeccionam as mantas e cobertores que são guardados e distribuídos conforme os pedidos chegam.

É um trabalho feito com amor por mulheres preocupadas com o próximo.

Diretoria 2016/2017

Presidente: Wania da Silva Carnaroli

Vice-Presidente: Ivone Ferioli Nunes

1ª Tesoureira: Vera Aparecida Angotti

2ª Tesoureira: Vanderli Gazzola Camargo

1ª Secretária: Maria Tramonte Monteiro

2ª Secretária: Zenaide dos Santos Iria Costa

Roupeira: Eduvirgem Aparecida Gonçalves dos Santos

Conselho Fiscal

Anaide Ivone Lorando

TerciliaMicali Monteiro

NildeLonghitano Pereira Marques

Maria de Fátima Araujo Lima

Compartilhe esta notícia: